Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

Porto Femme - International Film Festival 2019

2ª Edição | 18-22 Junho

Ver programa original: portofemme.com

Distritos: Porto

ícone feminista.pt

Arranca terça-feira, dia 18, a segunda edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema no feminino, que entre os dias 18 e 22 de Junho vai ocupar diversos espaços da cidade Invicta.

A cerimónia de abertura terá lugar no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, mas as sessões e outros eventos passarão ainda pelo Cinema Trindade, Selina Porto e Maus Hábitos, sendo o Barracuda - Clube de Roque o local eleito para as festas de abertura e de encerramento, com os Pedaço Mau e os Palmers, respetivamente.

Para esta segunda edição, o Porto Femme selecionou um total de 116 filmes, de países europeus, das Américas, asiáticos e africanos. A Competição Internacional conta com 53 filmes, entre longas e curtas de ficção, documentários e filmes experimentais. Já competição nacional conta com 16 filmes, entre os quais se encontram realizadoras como Catarina Mourão ou ainda Margarida Madeira, estas que verão os seus filmes exibidos na cerimónia de abertura que assim fica marcada pelo cinema em Português e no Feminino. A competição XX Element, que visa dar espaço a homens realizadores com equipas compostas por mulheres que não estejam necessariamente a co-realizar, mas num cargo técnico de alta importância ou ainda sejam atrizes principais, conta com 18 filmes. Este ano, a competição novidade é a Competição estudante, onde é dado espaço a 29 filmes de serem mostrados e discutidos, abrindo potenciais portas para as novas cineastas pelo país fora. O júri que apreciará as obras em competição é composto pela cineasta Raquel Freire, que estreou em Março de 2019 o filme «Mulheres do meu país», pela realizadora Luísa Sequeira, que é também diretora artística dos festivais Shortcutz Porto e Super 9 Mobile Film Fest, por Beste YamalioĞlu da Ehemm Production da Turquia, por Ana Catarina Pereira, docente da Universidade da Beira Interior, Jaime Neves, Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Anabela Dinis Branco de Oliveira da UTAD, Carla Cerqueira da Universidade do Minho e Lusófona Porto. Os documentaristas Pedro Nevese Patrícia Nogueira também integram este painel, assim como a artista Raquel Felgueiras e a investigadora Sónia de Sá. Cagla Harputlu eDeniz Şengenç, ambas do festival internacional de cinema Flying Broom na Turquia, Maria José Magalhães e Patrícia Martins, ativistas feministas no Porto, juntam-se aos restantes membros que vão atribuir os prémios desta 2ª Edição. 

O Porto Femme 2019 conta este ano de novo em Panoramas internacionais, onde serão exibidos filmes em parceria com os festivais FEMCINE e FLYING BROOM.

A aposta formativa, é apresentada sob dois workshops de excelência. «Realização no Cinema», por Raquel Freire, e «A Câmara e o Actor», por Inês Oliveira, são os workshops propostos para um mergulho na arte cinematográfica.

Para além de tudo isto, o Porto Femme volta a abrir espaço às outras artes e no Selina Porto promove uma exposição coletiva de Clara Não e de Cara Trancada, projeto que surge da necessidade de desconstruir tabus em relação à sexualidade (feminina e não só).

Para o encerramento do festival, a comissão organizadora vai ainda homenagear a cineasta Monique Rutler com o prémio Mulher-Cineasta, sendo Rutler uma das realizadoras mais importantes do pós 25 de Abril. 

ícone feminista.pt