Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Homenagem a Monique Rutler | PORTO FEMME IFF

Como já o proclamamos desde 2016, o PORTO FEMME - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA NO FEMININO pretende criar um espaço de visibilidade para as mulheres do e no mundo cinematográfico. O evento pretende ser um ponto de partilha, debate e criação para todos aqueles que se interessam pelo cinema, oferecendo um programa diversificado com sessões competitivas de cinema, mostras temáticas, debates, exposições, entre outros.

Um dos objetivos do nosso festival é dar visibilidade a mulheres-cineastas que marcaram a história do cinema português. No ano passado, o festival teve a sua grande abertura com a longa-metragem Quem é Bárbara Virgínia? de Luísa Sequeira, filme que relata sobre a primeira realizadora portuguesa de uma longa-metragem de ficção em Portugal, em plena ditadura, 1946. 

Este ano, é com imensa honra que homenageámos a realizadora Monique Rutler pela sua carreira na história do cinema português e exhibimos a sua última longa-metragem Solo de Violino (1990) com a presença da realizadora.

Sinopse:
A partir da história verídica de Adelaide Coelho da Cunha, herdeira do jornal Diário de Notícias, que se apaixona pelo motorista e abandona a família e a vida social lisboeta. Acaba internada a mando do marido no Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira, no Porto.

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt