Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

⚠️ 👑🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

FEMCine | PORTO FEMME IFF Session

AS MULHERES NO MUNDO -  Sororidade entre festivais de cinema no feminino

Desde o início do nosso projecto que a partilha de perspectivas, olhares e lutas atravessa as nossas acções. Uma procura pela descoberta e a mostra do que Elas fazem, como olham, como comunicam, como é o que pensam. Exibirmos esse mundo tão múltiplo e diverso, de proveniências distintas, cada uma com a sua luta em mão, e todas unidas numa luta igual. Sororidade entre festivais de cinema no feminino.  Este é um ciclo que resulta de parcerias com outros festivais de cinema, que tal como o nosso, partilham esse desejo urgente de dar visibilidade às mulheres cineastas.
Nesta segunda edição do Porto Femme - Festival Internacional de Cinema no feminino daremos destaque a dois festivais nossos parceiros com o objectivo de dar a conhecer a sua curadoria, criando pontes e proximidades.

2. FEMCINE - Festival Cine de Mujeres

FEMCINE, o Festival de Cinema das Mulheres de Santiago, é o primeiro e único festival de cinema no Chile dedicado a celebrar, divulgar e homenagear filmes feitos por, para ou sobre mulheres. O festival foi lançado em 2010 por um grupo de mulheres associadas ao mundo audiovisual chileno, que acreditam que o cinema é uma ferramenta poderosa para a reflexão e o desenvolvimento social. O objetivo do FEMCINE sempre foi destacar os trabalhos das cineastas femininas e mostrar e valorizar as representações cinematográficas (feitas por homens ou mulheres) sobre temas comuns numa sociedade como a nossa, onde apesar do desenvolvimento tecnológico e económico, existem ainda muitos exemplos de desigualdade de gênero. O nosso objetivo é ser um espaço onde cineastas atuais e futuros possam encontrar inspiração, informações e contatos para criar redes que possam levar ao enriquecimento do nosso cinema. 

- POR MÍ Y POR TODAS  I POR MIM E POR TODAS
Realização: Manuela Burr Tapia
Chile– 13’’ - 2018

- PERÍODO  I PERIODO
Realização: Danisse Angulo
Chile– 11’’ - 2018

- MAL DE OJO  I OLHO MALVADO
Realização: María Paula Díaz
Chile– 13’’ - 2018

- CIRUELAS Y HUMO VERDE  I AMEIXAS E FUMO VERDE
Realização:  Amanda Mora Klein
Chile– 18’’ - 2018

- TARDE O TEMPRANO  I MAIS TARDE OU MAIS CEDO
Realização: Nicole Barrera
Chile– 16’’ - 2018

- MATERIA GRIS  I MATERIA CINZENTA
Realização: Carolina Amelia López
Chile– 14’’ - 2017

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt