Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

5ª Greve Climática Global

13 Março 2020

Distritos: Braga, Faro, Guarda, Lisboa, Porto, Setúbal, Viseu

ícone feminista.pt

No dia 13 de março de 2020, a Greve Climática Estudantil convoca a 5º Greve pelo Clima, uma greve de tod🌍s! 📢

Temos uma década para reverter todo um século e continuamos longe de conseguir cumprir as metas europeias e internacionais, já de si insuficientes, para a neutralidade carbónica.
Estando a nossa janela de oportunidade a fechar, apelamos fortemente à participação de todos os sectores da sociedade civil, classe etária e de todas as origens para unir contra a ameaça que nos é comum a todos: a crise climática. Juntos somos mais fortes. ✊

Em Portugal, ainda nem foi declarado o estado de emergência climática, crucial para o reconhecimento como nação de que estamos, efetivamente, numa situação extraordinária e, apesar de todas as promessas durante a campanha eleitoral, o lançamento do Orçamento de Estado para 2020 é um exemplo que demonstra uma insuficiência grave no compromisso de atingir as metas de neutralidade carbónicas.

O governo insiste em aprovar grandes projetos que configuram autênticos crimes ambientais.

No dia 13 de março, fazemos greve pelo fim dos grandes projetos que contribuirão para aprofundar a crise climática, crimes como a construção do aeroporto do Montijo, as dragagens a ameaçar o estuário do Sado as prospeções de gás e os perigosos projetos de prospeção de lítio que ameaçam metade do país. 

Estes investimentos terão de ser travados, não nos encaminham para um futuro pensado para as gerações mais novas, nós e os que ainda estarão por vir. Não são suficientemente planificados nem integrantes de um crescimento sustentável, baseando-se em soluções de mitigação a curto prazo sem visão para o futuro da humanidade.

Esta primavera, vamos travar o business as usual que nos está a levar à catástrofe, a um beco sem saída.

Vamos, juntos, pensar num novo caminho e para isso vamos precisar da tua ajuda! 
Junta a tua escola ou a tua comunidade e organiza um manifesto para a luta na tua localidade. Fala connosco através das nossas redes e faremos tudo que pudermos para te ajudar a mobilizar e fazer a mudança na tua localidade! 📢💚

#PrimaveraPeloClima #FridaysForFuture#FazPeloClima #SchoolStrike4Climate#ClimateStrike #By2020WeRiseUp


Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt