4ª Greve Climática Global
29 Novembro 2019
Distritos: Açores, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal
Convocamos nova greve climática nacional para dia 29 de novembro, inserida no apelo internacional do Fridays For Future!
De dia 2 a dia 13 de dezembro vai acontecer em Madrid a COP25 a cimeira das nações unidas para as alterações climáticas, no âmbito da United Nations Framework Convention on Climate Change.
Esta é a última COP (Conference of the Parties) antes da “década de ouro” do ativismo, aquela que irá ser crucial para definir o nosso futuro.
A primeira COP foi em 1995. Desde esse ano, as emissões de gases com efeito de estufa só têm vindo a aumentar drasticamente.
Os ativistas de Espanha estão a organizar em Madrid a contra-cimeira social pelo clima (Cumbre Social Por El Clima), de 6 a 13 de dezembro, em resposta à ineficácia da COP “oficial”. A Greve Climática está a mobilizar-se para marcar presença na ida coletiva dos ativistas portugueses à cimeira. A Lisboa e à nossa intenção junta-se Greta Thunberg, uma ativista sueca que teve um papel fundamental no desenvolvimento do movimento do Fridays For Future.
Para além disto, num período tão crítico e quase a aproximarmo-nos da década que vai determinar o nosso futuro, o governo português autorizou vários projetos que põem em causa a diminuição das emissões: a expansão do aeroporto da Portela, a construção do aeroporto do Montijo, as dragagens no rio Sado e a prospeção de lítio no norte do país.
Vamos então mobilizarmo-nos para as ruas dia 29 de novembro e pressionar o governo português a atender às nossas reivindicações, bem como manifestarmo-nos por uma COP25 justa e ambiciosa, demonstrando que estamos preocupados com o nosso futuro e com a justiça climática!