Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

Workshop - oficina Drag King “here comes your man”

WORKSHOP - oficina Drag King “here comes your man” de Matias Braga e Raquel Silva (Matt King Cole & Joaquim Fónix)

Nesta oficina Drag King “Here comes your man” os participantes aprendem sobre a história do movimento Drag King, enquadramento e explicação do sentido e necessidade de realizar este género de oficinas.

Serão observados e comentados exemplos de atribuição de papéis de género no quotidiano, presentes nos Media. Uma personagem masculina (homem-cis) será criada a partir de caracterização física e "reeducação" postural no espaço do workshop e, de seguida, no espaço público. Aprender a agir como um “homem”, aprender a ser dominante, é algo que está ao alcance de qualquer “mulher”. Trabalha-se a aprendizagem da ocupação do espaço (principalmente, o público), o olhar, o andar, a forma de pegar em objetos, o sorrir (ou não sorrir), o falar, etc., como um “homem”. O objetivo é demonstrar e experimentar de que forma o homem-cis domina o espaço público, seja ele qual for. Finaliza-se com reflexão acerca do que foi viver esta experiência e suas implicações na "luta do quotidiano".

A oficina tem como objetivos refletir sobre o processo de aprendizagem político (tomada de consciência) dos mecanismos através dos quais os “homens” cis adquirem autoridade e poder e levantar questões sobre a construção das identidades de género, abrindo espaço para outro olhar sobre estas identidades. Uma vez que, fundamentalmente, a oficina trata do treino da postura e atitude no espaço público, a "luta no quotidiano" cruza-se automaticamente com a questão de um poder que se revela através da forma como se ocupa o espaço visível ao olhar das outras pessoas sobre nós. Está em causa o reconhecimento de uma existência, mas também de uma atitude que não pode sonegar o direito que tem ocupar qualquer espaço a qualquer hora, sem ter de necessariamente pôr a sua segurança em causa.

https://www.instagram.com/joaquimfonixx/

BIOGRAFIA
Raquel conheceu Matias numa oficina Drag King intitulada "M en Conflicto", aquando da comemoração dos 25 anos de "Gender Trouble" no Teatro Maria Matos. Raquel faz performances Drag King, encarnando a personagem de "Joaquim Fónix". Matias fez transição de género FTM aos 42 anos, com consciência do privilégio que é ser identificado como homem-cis. Através destas duas experiências pessoais diversas, contribuímos com um evento de índole performativa, que faz questionar não só o que é a existência da mulher no espaço público, mas também a enorme interferência negativa que o domínio masculino tem no seu quotidiano, levantando, inclusivamente, problemas que se prendem com a segurança das mulheres.

Inscrições para: matiasbragagomes@gmail.com

Links:
ícone feminista.pt