Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

Workshop - “Desenha a tua rede de afetos”

WORKSHOP - “Desenha a tua rede de afetos” de PolyPortugal

Inscrição por ordem de chegada até à lotação limite.

Com o intuito de mostrar às pessoas presentes no FFLx que o Amor é mais do que amor romântico monogâmico, e que todxs temos redes de apoio e relacionamentos fortes para além do conceito tradicional de Alma Gémea, vamos incentivar as pessoas a desenhar a sua Rede de Afectos  (Polycule*).

O objetivo do workshop “Desenha a tua rede de afetos” é desconstruir a centralidade do amor romântico e do casal. Através de exercícios simples que se focam em questões de cuidado e amor, pretendemos questionar, com xs participantes, a estrutura socialmente obrigatória das nossas relações. 

O workshop é baseado em exercícios de Meg-John Barker, investigadorx na área de não-monogamias consensuais e autorx do livro Rewriting the Rules, e apoiado nos conceitos do manifesto da Anarquia Relacional. No final do workshop, será lançado o desafio axs participantes para que desenhem a sua rede de afectos (Polycule*), incluindo neles pessoas com quem têm ligações amistosas, sexuais, românticas, familiares e de partilha de valores, entre outros.

Mariana Guerra é graduadx na área de Media Studies e ativista no campo das não-monogamias consensuais em colaboração com vários coletivos incluindo o PolyPortugal. Gere o projeto NeufHaus e Sluts with Feels, comprometidx para com a sensibilização e educação pública para as questões de género e diversidade sexual e relacional. 

*Polycule: A romantic network, or a particular subset of relationships within a romantic network, whose members are closely connected. They can be intimate, familiar, romantic, or sexual in nature, but not limited to. The polycule created is unique to the people involved and the variations they create.

https://www.youtube.com/watch?v=9HOGdeqdfhg&t=1s
http://neufhaus.com/nao-monogamia-intro-poly/
https://medium.com/sororidade-nao-mono/para-x-novx-poly-1986f761d9
https://medium.com/sororidade-nao-mono/para-leitura-monogâmica-f1a34d2dc7e7

BIOGRAFIA

O PolyPortugal é um grupo de pessoas que promovem e praticam Não-Monogamias Consensuais. O coletivo tem como objectivo lutar pelos direitos das pessoas não-monogâmicas, combater a mono-normatividade, a amatonormatividade assim como todos os outros tipos de discriminação numa perspectiva interseccional, criar espaços de discussão, apoiar-se mutuamente e celebrar esta orientação/estilo relacional, bem como dá-la a conhecer ao público geral. A motivação para a participação no festival é uma de colaboração com outros coletivos e desejo de iniciar uma conversa sobre a interseccionalidade de todos estes movimentos e lutas.

Links:
ícone feminista.pt