Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Silvia Rivera Cusicanqui: uma discussão em torno do mundo ch'ixi e a Sociología de la Imagen

Resumo

Socióloga, historiadora, feminista e anarquista, a teórica boliviana Silvia Rivera Cusicanqui vem a ser uma das ativistas intelectuais mais interessantes da atualidade. Partindo de uma premissa que anuncia o conhecimento como um ato coletivo, fundamentado em uma energia comunicacional, cognitiva e intersubjetiva, Rivera Cusicanqui reflete sobre o mundo “ch'ixi” e chama atenção para o entrelaçamento de mundos opostos e o peso da micropolítica, a fim de conciliar uma visão colonizada com uma emancipatória. Ainda, utilizando como ferramenta teórico-metodológica de artesanato intelectual a “Sociología de la Imagen”, trata da desfamiliarização do olhar e do uso polissêmico e dialético da imagem. Neste contexto, a proposta desta sessão é discutir alguns conceitos-chave do arcabouço teórico-vivencial da autora, especialmente baseados nas cosmologias Quéchua e Aymara, e compartilhar a minha experiência como participante da Oficina de Inverno 2019, no Coletivo Ch'ixi, em La Paz, Bolívia.

Nota biográfica

Doutoranda do Programa Human Rights in Contemporary Societies, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestra em Direitos Humanos e Cidadania, pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Políticas Públicas para la Igualdad en América Latina, pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), e especialista em Relações Internacionais, pela UnB. Participou do curso "Sociología de la imagen - Invierno 2019", no Colectivx Ch'ixi, Bolívia, La Paz. Atualmente, é bolseira da CAPES – Brasil.

Textos centrais para a sessão

  • Rivera Cusicanqui, Silvia. FEMINISMO POSCOLONIAL: “Tenemos que producir pensamiento a partir de lo cotidiano”. El Salto Diario, 2017.
  • Rivera Cusicanqui, Silvia. “Prólogo: La sociología de la imagen como praxis descolonizadora” in Sociología de la imagen: ensayos. - 1a. ed. - Buenos Aires: Tinta Limón, 2015. 13-34. 

[Para ter acesso ao artigo envie, por favor, um e-mail para  gw@ces.uc.pt  até 27 de maio]

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt