Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

Performance - "De submisso a político"

PERFORMANCE - "de submisso a político  – o lugar do corpo negro na cultura visual", foi criada no âmbito do projeto ‘Documentário’ de Joclécio Azevedo’, com Melissa Rodrigues

Nesta 'palestra-performance', a partir de imagens (publicidade, pintura, fotografia de moda, imagens de manuais escolares etc...), Melissa observa e pensa junto com o público o modo como o corpo negro foi e continua a ser representado na cultura visual mainstream e como essas representações constroem o nosso imaginário, pensamento e linguagem sobre o que consideramos o/a outro/a.

Na publicidade, na televisão, no cinema, na pintura, na fotografia, nos livros que das prateleiras, quantos homens e mulheres negros e negras estão lá representados? Como são representados?
Ao pesquisar na internet por "imagem e representação do corpo negro na cultura visual", a par de imagens do corpo negro escravizado, sexualizado, fetichizado, submisso e selvagem, encontram-se novas narrativas visuais e estéticas, novos discursos de quem se posiciona a partir ‘da barriga da besta’ para desconstruir e criar outras representações sobre si mesmo, sobre o seu corpo negro. É deste lugar que Melissa propõe o encontro.

https://vimeo.com/melrodrigues
http://interstructcollective.com/blog/2019/03/07/interstruct-talks-to-melissa-rodrigues/?fbclid=IwAR1j2UmGj8IlSRTdIdeGaNQ5daFm229kR5qH6JIXpnuh0D3ByfaZ9IjF58A


BIOGRAFIA
Melissa Rodrigues é cabo-verdiana, licenciada em Antropologia, especializada em performance e formada em dança contemporânea. Atualmente vive no Porto, onde trabalha como freelancer nas áreas da educação artística (arte-educadora) e em projetos colaborativos e interdisciplinares que relacionam arte, experimentação e ativismo. Como investigadora nas áreas da Antropologia e da Performance tem desenvolvido pesquisa em Cultura Visual, Imagem e Representação, tendo co-criado e apresentado em junho de 2017 a performance coletiva ‘cabelo’ e em 2017/2018 colaborado no projeto ‘Documentário’, desta colaboração surgiu a conversa-performativa ‘de submisso a político – o lugar do corpo negro na cultura visual’. É ativista anti-racista, membro do Colectivo feminista intersecional ‘Chá das Pretas’ e do NARP - Núcleo Anti-Racista do Porto.

Links:
ícone feminista.pt