Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

Conversa - “Menstruação e Ginecologia Autónoma”

CONVERSA - “Menstruação e Ginecologia Autónoma” com Thaís Melo e Catarina Maia

A conversa “Menstruação e Ginecologia Autónoma” de Thaís Melo e Catarina Maia vem ao FFLx porque apesar de ser um tema natural, a experiência da menstruação continua a ser tabu. Nas sociedades ocidentais, cristãs e patriarcais, são recentes os estudos sobre a sexualidade e os corpos designados como femininos. Aliado ao desconhecimento,  existem discursos que constroem sobre o sangue menstrual uma estigmatização negativa, de rejeição e sujidade. 

Esses contextos contribuem para que a sociedade silencie o assunto, causando desconhecimento sobre o corpo, o sangue menstrual e todos os sintomas relacionados a ele. 

Dessa forma, pretendemos reunir corpos menstruantes para compartilhamento de vivências, conhecimento, estudos e dúvidas. É, assim, construir juntas caminhos que proporcionem o autoconhecimento e a percepção da conexão existente entre corpo, sangue e saúde.

BIOGRAFIAS

Thaís Melo:
Graduada em Ciências Humanas (UFJF), graduanda em Ciências Sociais (UFJF) e realizando mobilidade em Família e Gênero na Universidade de Lisboa. Desenvolve pesquisas sobre ginecologia autônoma e tabus acerca do sangue menstrual.
https://www.facebook.com/thaix.melo

Catarina Maia:
Licenciada em Comunicação Social, sempre teve menstruações muito dolorosas, até em 2017 ter descoberto que se devem a uma doença chamada endometriose. Criou o blog "O meu útero" para consciencialização, informação e formas de tratamento da doença, o qual se foca também em desmistificar a menstruação e a saúde ginecológica no geral.
https://www.instagram.com/omeuutero
https://www.facebook.com/omeuutero
https://omeuutero.pt/

Links:
ícone feminista.pt