Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Colmeia

Coolabora - Projeto de intervenção social aprovado para o Tortosendo
CooLabora - Crianças do projeto de intervenção social aprovado para o Tortosendo

Tortosendo garante continuação do trabalho pela inclusão social com aprovação de candidatura à 8ª geração do Programa Escolhas.

O Projeto de inclusão social, Quero Ser Mais, foi aprovado para a 8ª geração do Programa Escolhas. Trata-se de um projecto de continuidade a funcionar no Tortosendo desde 2010, que visa contribuir para a inclusão social de crianças e jovens de contextos mais vulneráveis proporcionando-lhes acesso a experiências enriquecedoras e vivências positivas, capazes de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais que alavanquem o seu percurso de vida e aumentem a sua qualidade de vida. 

O projeto estrutura-se em duas medidas: a primeira na área da Educação, Inclusão Digital, Formação e Qualificação, na qual nos propomos promover a melhoria dos resultados escolares, a diminuição do absentismo e abandono escolar, promover o desenvolvimento de competências facilitadoras do sucesso escolar; e a segunda na área da Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania, onde se ambiciona incentivar hábitos e estilos de vida saudáveis, promover o desenvolvimento de competências de cidadania, essenciais para a participação cívica e promover a diminuição de estereótipos étnicos e de território. Nesta última haverá um especial enfoque na área da saúde visando incutir hábitos de vida saudáveis na vida pessoal, familiar e comunitária já que é evidente a iliteracia nesta área e a sua importância para uma cidadania plena.

No que se refere à integração escolar, também ela essencial no projeto, destacamos a articulação estreita com as duas escolas frequentadas por crianças oriundas dos dois bairros sociais, onde se incluem crianças ciganas, introduzindo propostas pedagógicas inovadoras na senda de uma escola mais inclusiva e mais agradável para estudar, que consciencializam para o respeito pelo meio ambiente e sensibilizam a sociedade para os benefícios das atividades ao ar livre.

A estratégia para o desenvolvimento de competências cívicas, mas também pessoais e sociais, passa por colocar as crianças e jovens no centro das dinâmicas culturais, desportivas e artísticas da vila, em contacto com as instituições, coletivos de jovens e outras crianças e jovens de meios artísticos, desportivos e culturais de modo a proporcionar uma convivência positiva, essencial para a inclusão. 

Perante o crescimento de movimentos ideológicos extremistas que levam ao ódio e à violência, o projeto prevê atividades específicas para trabalhar a igualdade e não discriminação junto dos diferentes públicos com quem se relacionam as crianças. 

O Quero Ser Mais E8G é um projecto gerido pela CooLabora e promovido pelo Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, que alargou a sua rede de parceiros e conta agora com o envolvimento de mais 11 entidades no consórcio.

São elas a AJT - Associação Jovem do Tortosendo; ACES Cova da Beira; AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa; CCATI - Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo;  CPCJ da Covilhã; Conservatório de Música das Covilhã; Junta de Freguesia do Tortosendo; Modatex -  Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanificios; Município da Covilhã; UBI - Universidade da Beira Interior; e Unidos Futebol Clube do Tortosendo.

📋 MANUAL EXPLICATIVO que clarifica graficamente as principais MEDIDAS A ADOTAR EM TEMPO DE PANDEMIA nos diferentes contextos e situações habitacionais.
Manual explicativo que clarifica graficamente as principais medidas a adotar em tempo de pandemia nos diferentes contextos e situações habitacionais. Do projeto “Como ficar em casa?”,realizado no âmbito do programa Gender Research For Covid 19, Março 2021

O manual sublinha ainda a importância da igual distribuição de medidas e cuidados a ter em casa, fomentando a coresponsabilização entre todas as pessoas com quem se vive.

“Como ficar em casa?” é um projeto de investigação ao abrigo do programa Gender Research for COVID 19, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e pela CIG.

Clique, para conhecer o projeto “Como ficar em casa?”.

Este guia está disponível em português, bem como em árabe, crioulo de Cabo Verde, Inglês e, ainda, em Nepalês e Urdu, graças à colaboração da equipa de tradução do Alto Comissariado para as Migrações. Pode descarregar o guia nos links abaixo.

🗓 1 de março de 2021 - 2ºaniversário feminista.pt 🥳💨🎂 

Depois de um ano muito difícil para nós e para tod@s, estamos a voltar à nossa actividade normal e temos muita vontade de continuar a deixar uma sólida pegada feminista na internet aberta, ♿️ acessível 🌐 e 🌱sustentável 🟢

💌 Desde já, queremos agradecer a todas as amigas, organizações, colectivos, associações, festivais, meios de comunicação e outr@s que nos têm contactado, e pedimos desculpas por não ter podido responder a tod@s, mas devagarinho vamos adicionando todos os eventos que temos em atraso para que fiquem na história e não sejam esquecidos. 

💟 Obrigada pela confiança de tod@s @s visitantes da agenda e calendário feminista.pt, o nº de visitas está sempre a crescer 📈 e não só em Portugal, mas também em toda a Europa e na América do Sul. 🤗 Também nos dá alegria aparecer como referencia feminista na web livre em trabalhos acadêmicos. Tudo isto nos dá mais força para continuar a trabalhar e seguir melhorando! 💪🏾

🙌🏿 Animamo-vos a continuar a ajudar-nos a preencher 📧 eventos@feminista.pt e a partilhar a Agenda Feminista.pt!!! 🙌🏽

🌈💜 Mais uma vez muito obrigada, 
equipa feminista.pt 💄💋

⚠️ 🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

🥳💨🎂

1 de Março marca o primeiro aniversário de feminista.pt!


MUITO OBRIGADA a todas as visitantes, e também às amigas e organizações que nos têm enviado eventos, parcerias e especialmente palavras boas que nos ajudam a continuar e a tornar este projecto possível. 

- equipa feminista.pt 💜

Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
Ícone feminista.pt