Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

ReInventando Lideranças: ouvindo as mulheres negras

Uma década após a Grande Recessão, crise económica, financeira e social que obrigou à implementação de medidas políticas que provocaram alterações significativas no que respeita aos níveis de bem-estar e qualidade de vida da população portuguesa, importa retomar a reflexão sobre as dinâmicas de liderança/tomada de decisão numa perspetiva da polis. 

Com a realização da conversa-debate (duas horas de duração) "ReInventando Lideranças: ouvindo as mulheres negras", a Associação Espaços - Projetos Alternativos de Mulheres e Homens pretende debater as questões relacionadas com as lideranças partilhadas e os feminismos negros na atualidade, nomeadamente ouvir as vozes e reflexões de Elaine Santos, doutoranda em Sociologia no Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra, e de Joacine Katar Moreira, presidente do INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal, partindo do mote que a Associação Espaços tem trabalhado: “nesta era do Espaço Global, os/as líderes deixaram de ser messiânicos/as ou tirânicos/as? Os processos de liderança mudaram? Há espaço para a expressão de vontades coletivas, para a inovação colaborativa, para o assumir do risco do erro, para a co-criação? A forma como a liderança era exercida no século passado tornou-se inadequada. No século XXI, que pessoas podem ser líderes? Como deverão desempenhar as tarefas de liderança?” (Koning, 2012, p.18), mas com os contributos da experiência vivida destas 2 mulheres negras: Elaine, investigadora brasileira a residir há 3 anos em Coimbra; e Joacine, investigadora nascida em Bissau, mas a residir na Grande Lisboa há mais de uma década. 

Para além do discurso das 2 convidadas, a fala das mulheres negras será ainda ouvida através da leitura de textos de várias feministas negras.

Links:
ícone feminista.pt