Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Narrativas legais e sentido feminista de justiça

Apresentação

O objecto central em discussão nesta oficina é a justiça. Justiça enquanto linguagem, enquanto método e enquanto princípio. A história, a filosofia e a sociologia do direito serão aqui combinadas para analisar o lugar e o sentido da produção normativa da vida social, a partir de duas aproximações distintas, mas dialógicas: da concepção hermenêutica e literária do direito na compreensão das fontes e da interpretação jurídicas, à função jurídica e social, repressiva ou emancipadora, que se reconhece, se reivindica e se colhe do direito.

Programa
“Justiça, jurisprudência e género: desafios hermenêuticos” - Joana Aguiar e Silva | EDUM
"Direito, justiça e feminismos: olhares sobre a cultura legal" - Madalena Duarte | CES/FEUC

Notas biográficas

Joana Aguiar e Silva - Professora associada da Escola de Direito da Universidade do Minho. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi já na Universidade do Minho que concluiu Mestrado e Doutoramento em Ciências Jurídicas. O seu trabalho de investigação tem-se desenvolvido nas áreas da Metodologia, História e Filosofia do Direito, com particular incidência nos domínios da linguagem e hermenêutica jurídicas e no campo das relações entre Direito e Literatura, áreas em que tem publicado regularmente.

Madalena Duarte - Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Sociologia com a tese "Para um direito sem margens: representações sobre o Direito e a violência contra as mulheres". As suas áreas de interesse incluem a sociologia do direito, os estudos feministas, a criminologia, a violência de género e os movimentos sociais.

Comissão Coordenadora do Gender Workshop Series: Ana Lúcia Santos, Ana Oliveira, Catarina Martins, Luciana Moreira, Teresa Cunha

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt