Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

đŸŽ„đŸŒ† DocumentĂĄrio sobre os movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa.

Por Left Hand Rotation, em colaboração com Stop Despejos e Habita!

vimeo.com/357310878

đŸ‘©đŸŸâ€đŸ« «FeminicĂ­dio, uma anĂĄlise sociojurĂ­dica da violĂȘncia contra a mulher no Brasil» de Adriana Ramos de Mello

ComentĂĄrios: Boaventura de Sousa Santos (CES) e Tatiana Moura(CES/PROMUNDO)

Resumo

Em todos os lugares do mundo, todos os dias, mulheres sĂŁo vĂ­timas de assassinatos pelo simples fato de "serem mulheres". E aqui chegamos ao objeto de estudo desta obra: a anĂĄlise da problemĂĄtica do feminicĂ­dio, com ĂȘnfase no caso brasileiro. Ela Ă© escrita por uma juĂ­za que se confrontou com essa forma de violĂȘncia nĂŁo por meio, inicialmente, da leitura de livros ou devido a participação em pesquisas – que Ă© a forma como costumamos nos aproximar de uma temĂĄtica no meio acadĂȘmico, mas sim pelo seu ĂĄrduo – e muitas vezes frustrante – trabalho de magistrada, que se depara com mulheres vitimizadas por essa violĂȘncia. A autora escutou seus relatos, muitas vezes pensou e decidiu "por elas". E essa experiĂȘncia a fez confrontar-se com aquilo que as diversas teorias feministas do direito denominam de "invisibilidade da violĂȘncia" e de "negação de direitos", que ocorre por força da atuação de uma sĂ©rie de mecanismos complexos de tutela de valores machistas, que marcam o desenvolvimento de nossas sociedades patriarcais. O nosso sistema de justiça nĂŁo se subtrai a essa realidade, ao contrĂĄrio, Ă© local de produção e reprodução da discriminação da mulher, conforme Ă© comprovado pela extensa literatura especializada.

Nota biogrĂĄfica

Adriana de Mello Ă© JuĂ­za Titular do I Juizado de ViolĂȘncia DomĂ©stica e Familiar contra a Mulher do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Direito pela Universidade CĂąndido Mendes (2005), Mestrado em Criminologia pela Universidade de Barcelona, Espanha (2011) e Doutorado em Direito PĂșblico e Filosofia JuridicopolĂ­tica pela Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha (2015).

Presidente do FĂłrum Permanente de ViolĂȘncia DomĂ©stica, Familiar e de GĂȘnero da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro; Professora e conferencista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Presidente do NĂșcleo de Pesquisa em GĂȘnero, Raça e Etnia – NUPEGRE, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora da PĂłs-Graduação latu sensu "GĂȘnero e Direito" da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Mestrado Profissional em Direitos Humanos, Justiça e SaĂșde do Departamento de Direitos Humanos, SaĂșde e Diversidade Cultural –DIHS, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM.

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
Ă­cone feminista.pt