Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Diversidade, violência doméstica e regulação mediática

A próxima sessão do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho decorrerá no dia 5 de fevereiro, das 14h30 às 17h00 na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar, Universidade do Minho. 

Nesta sessão, intitulada 

"Diversidade, violência doméstica e regulação mediática: desafios atuais" 

, faremos uma reflexão crítica sobre a diversidade nos meios de comunicação social portugueses, procurando articular o trabalho da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com a investigação académica.

Na primeira intervenção

Túlia Marques do Departamento de Análise de Media da ERC apresentará uma análise sobre "A diversidade sociocultural nos canais generalistas de sinal aberto"

De seguida, a investigadora do CECS Elsa Costa e Silva abordará o "Pluralismo e diversidade – valores democráticos ainda a defender? Regulação e Políticas de Comunicação no séc. XXI"

A primeira parte da sessão serve de mote para a apresentação de um estudo recente da ERC sobre as "Representações da violência doméstica nos Telejornais de horário nobre", o qual será comentado pela investigadora do CECS Silvana Mota Ribeiro. 

A moderação estará a cargo de Carla Cerqueira, investigadora do CECS. 

Notas biográficas: 

Túlia Marques
Integra a equipa do Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) onde desenvolve análise sistemática do pluralismo. É co-autora do estudo sobre as representações da violência doméstica nos media e sobre questões ligadas à diversidade Sociocultural, desenvolvidos no Departamento de Análise de Media da ERC. Integrou os grupos internacionais de trabalho “Media e Género – violência doméstica” da PER (Plataforma das Entidades Reguladoras daComunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa) e, atualmente, do RIRM (Rede de Reguladores do Audiovisual do Mediterrâneo).Foi Coordenadora do projeto Cidadania Participativa – do local para o global, eixos de desenvolvimento social, género e prevenção da violência na ONGD Moinho da Juventude, na Cova da Moura e Representante da “Metodologia de Trabalho em Tandem” para a erradicação da Pobreza e exclusão social na Fundação CEPAIM (Espanha). É coautora da publicação Herramientas para la Cohésion Social(Fundación Cepaim, janeiro 2015) que reúne um conjunto de instrumentos metodológicos para um modelo de intervenção em contextos de diversidade étnica e cultural. É licenciada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e tem uma pós-graduação em Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae (IGC) da Universidade de Coimbra.


Elsa Costa e Silva
 
Professora auxiliar da Universidade do Minho, investigadora do CECS e coordenadora do GT de Economia e Políticas de Comunicação da Sopcom. 
Licenciada em Comunicação Social, Mestre em Estudos Económicos e Sociais e Doutorada em Ciências da Comunicação - Economia Política da Comunicação pela Universidade do Minho. Foi jornalista do Diário de Notícias de 1998 a 2008, tendo sido editora-adjunta da Redacção Norte de Julho de 2006 a Maio de 2007. A sua investigação inscreve-se na área da Economia Política da Comunicação, sendo os seus interesses ligados à concentração da propriedade, modelos de negócio, regulação e novos media. É nesta área que tem publicado diversos trabalhos e integrado projetos de investigação. 


Silvana Mota Ribeiro
Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade do Minho, Portugal, e investigadora do CECS, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. É doutorada em Ciências da Comunicação, especialização em Semiótica Social (Doutoramento Europeu, Universidade do Minho e University of London). Publicou Retratos de Mulher: Construções Sociais e Representações Visuais no Feminino (2005, Campo das Letras) e contribuiu para o Dicionário da Crítica Feminista (2005, Afrontamento). Tem vindo a trabalhar na área do género e da imagem e, desde há vários anos, tem desenvolvido investigação no campo dos discursos de género e da Análise Crítica Feminista do Discurso em articulação com a Sócio-semiótica Visual. Tem publicado diversos artigos dos quais se destacam os relativos aos discursos de género em imagens publicitárias. É coordenadora do Grupo de trabalho Género & Sexualidades da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação). Em 2017/2018, obteve uma licença sabática, para prosseguir a sua investigação no âmbito dos discursos de género e envelhecimento, com a Professora Carmen Caldas-Coulthard, e tendo como instituição de acolhimento o Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. 


Carla Cerqueira
Doutorada em Ciências da Comunicação - especialidade de Psicologia da Comunicação pela Universidade do Minho. Atualmente é bolseira de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), onde tem estado envolvida em projetos e iniciativas na área dos estudos de género, diversidade e média e integra a equipa coordenadora do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade. É também nestas áreas que tem publicado em livros e revistas nacionais e internacionais, orientado teses, organizado os mais diversos eventos científicos e participado como formadora e consultora. É também Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto.


Entrada gratuita. 

Contamos com a vossa presença e divulgação!

Carla Cerqueira e Rosa Cabecinhas
Pela equipa organizadora do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt