🖼 Through our eyes Exhibition - Lisboa
- Datas:
- Qua., 20 NOVEMBRO 2019 19:00-21:30h
- Até Ter., 26 NOVEMBRO 2019
Desde Agosto de 2019, houve um aumento enorme de chegadas de migrantes e refugiados às ilhas gregas (principalmente Lesbos, Quíos e Samos), com os números mais altos desde o verão de 2015.
Consequentemente, as condições de vida nos campos estão a piorar todos os dias, com o possível aumento das tensões entre a população.
Dado este contexto alarmante, é o momento certo para criar o maior número possível de eventos para reunir as pessoas, discutir e refletir sobre a injustiça que a nossa sociedade europeia está disposta a aceitar e colaborar nas suas fronteiras.
O projeto fotográfico Through Our Eyes mostra o dia-a-dia das crianças que vivem no “Hotspot”, o campo de refugiados da ilha de Samos, na Grécia. Atrás da câmera, em vez de repórteres ou jornalistas, encontramos meninos e meninas adolescentes que moram neste campo há meses.
Os jovens fotógrafos são estudantes do centro juvenil Mazi, a única opção educacional presente na ilha, gerida pela ONG Still I Rise. Fundada em Junho de 2018 por Nicolò Govoni, Giulia Cicoli e Sarah Ruzek, Mazì oferece educação informal e apoio psicossocial para crianças entre os 12 e 17 anos que vivem no campo.
As fotos mostram-nos a realidade quotidiana e as lutas emocionais das crianças presas nas fronteiras da Europa, à mercê de discussões geopolíticas que não têm em conta as suas necessidades básicas, de aprender, crescer e florescer.
Acreditamos que esta é a maneira mais concreta e tangível de chamar a atenção para uma situação desumana que precisa de mudar agora.
No dia 20 de novembro - Dia Internacional dos Direitos da Criança - a exposição será inaugurada simultaneamente em várias cidades do mundo.
Durante a semana da exposição, na Galeria Monumental, vamos ter palestras, performances e encontros sobre este tema. Vamos angariar fundos para apoiar a Still I Rise e o seu programa de educação para crianças.
Em breve lançaremos o programa detalhado, fiquem atentos!
Agradecemos à Galeria Monumental e à Colorfoto pelo apoio na organização desta exposição.