📄 Textos e Debates Coletivo Andorinha - Feminismo para os 99%
- Datas:
- Qua., 20 NOVEMBRO 2019 19:00h
Textos e Debates Andorinha: “Feminismo para os 99%"
Em tempo de luta e resistência em sociedades capitalistas que estão em constante transformação, são necessárias muitas andorinhas para serem a revolução.
Por isso, nós, Coletivo Andorinha, iniciaremos o evento “Textos e Debates Andorinha” com objetivo de levar os participantes a refletirem de forma crítica sobre temáticas que são fundamentais para formação de uma militância consciente acerca dos reais problemas da nossa sociedade.
Convidamos vocês para o primeiro evento em que conversaremos sobre o livro “Feminismo para os 99%” das autoras de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser. Veja a sinopse mais abaixo.
Discutiremos sobre um feminismo de revolução, que deve reconstruir a organização social que vivemos hoje. Um feminismo que seja anticapitalista, com multiplicidade de lutas.
Pedimos aos participantes que leiam o livro para discutirmos juntos no dia do evento.
SINOPSE DO LIVRO
Habitação a preços incomportáveis, salários no limiar da sobrevivência, saúde privatizada, educação pública negligenciada, horários laborais exigentes, alterações climáticas com consequências catastróficas. A crise que vivemos hoje é transversal a toda a sociedade e os seus efeitos - políticos, sociais e ambientais - têm um impacto brutal e imediato na vida de 99% da população, com particular gravidade para as mulheres.
No entanto, a actual agenda feminista, em vez de difundir medidas verdadeiramente emancipadoras para todas as mulheres, tem preferido concentrar-se na obtenção de maior representatividade das mulheres nos quadros das grandes empresas, reclamando ainda mais poder e vantagem para uma minoria elitista e acomodada. Para resolver uma crise global, não podemos deter-nos nos problemas de apenas 1% da população.
É, por isso, urgente um novo feminismo. Este manifesto tem por objectivo resgatar o verdadeiro propósito das lutas feministas e orientá-las para uma reorganização total da sociedade que beneficie, de facto, a maioria da população.
Porque as mulheres estão na linha da frente dos efeitos devastadores das alterações climáticas, da austeridade, da gentrificação, da exploração laboral, da exaustão de recursos, da financeirização e da privatização das infraestruturas sociais, este é um manifesto em defesa das vidas dos 99%: um manifesto feminista.
Fonte sinopse: https://www.gostodeler.pt/libros/feminismo-para-os-99/MPT-001472