Sociedade de consumo. Qual é o problema, mulheres?
- Datas:
- Sáb., 26 JANEIRO 2019 17:00-19:00h
Rua Maria,15
1170-208
A Greve Feminista Internacional é o maior movimento mundial de mulheres de paralisação social das últimas décadas, que se celebra no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e que surgiu como resposta às violências machistas e às desigualdades estruturais que as mulheres continuam a sofrer nas sociedades contemporâneas, seja a nível legal, económico, político ou sexual.
Esta é uma greve que vai para muito além da greve ao trabalho assalariado, uma vez que reivindica a centralidade do trabalho reprodutivo na economia e na organização da sociedade. Porque a participação das mulheres é central em todas as esferas da vida, a greve abrange não só a esfera laboral e a esfera dos cuidados domésticos e familiares, mas também a vida estudantil e a sociedade de consumo.
E, porque é importante falarmos da sociedade de consumo quando falamos de feminismo? O que é ser mulher numa sociedade de consumo?
Convidamos-te a participar, no próximo dia 26 de Janeiro, neste debate em que iremos apresentar as linhas essenciais da Greve Feminista e discutir as ligações entre feminismo, mulheres e consumo e de que forma a sociedade de consumo tem um impacto negativo directo sobre a representação social das mulheres e reafirma o nosso papel de subordinação na sociedade.