Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

SOBRE(VIVER) de Nina Franco

Sobre(viver) é uma exposição que aborda a violência contra a mulher e o feminicídio através de diversos meios como a fotografia, a instalação, o vídeo, a pintura e a performance.

A artista e ativista brasileira Nina Franco deu forma a esta mostra partindo da premissa de que a violência, seja ela física ou psicológica, é algo que une todas as mulheres numa única narrativa, tão abrangente quanto o somar de histórias de agressões que conhecemos diariamente.

A desconstrução da funcionalidade de objetos tão banais como os cabides, utilizados nos procedimentos de aborto clandestino, assume destaque na performance que será apresentada durante a inauguração da exposição pela própria artista.

Nina Franco, nascida e criada no Rio de Janeiro mas atualmente a viver e a trabalhar no Reino Unido, recorre a diversos suportes para explorar histórias na tentativa de encontrar o caminho para a cura do indivíduo e de uma sociedade onde prevalece a violência. O objetivo é que quem visite a exposição não olhe apenas, mas que sinta, reflita, questione e dialogue.

“A cada minuto, 30 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil, 55,9% das mulheres que sofreram violência no último ano são negras. Seis mulheres [2017] morrem a cada hora no mundo vítimas de feminicídio. A perceção de que minha vida está em risco por ser mulher e negra é o que me faz usar a arte como ferramenta social de transformação para dialogar e criar espaços de troca e observação”, afirma Nina Franco.

A artista, que ao longo dos últimos sete anos levou o seu trabalho a países como Irlanda, Inglaterra ou Grécia, conduz-nos a olhar para os conflitos sócio-políticos contemporâneos e através da denúncia e da crítica quebrar a ligação ainda promovida entre a violência e o amor. “A maior violência que sofremos não é aquela do dia-a-dia mas sim aquela que está enraizada na cultura”, considera a artista.

Sobre(viver) assinala a estreia da Nina Franco em Portugal. A exposição, a ter lugar na Galeria Paulo Nunes - Arte Contemporânea, em Vila Franca de Xira, tem curadoria de Aline Oliveira, coordenação do galerista Paulo Nunes e conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal e da Remar.

horário de funcionamento:

3ª a 6ª Feira: 11h às 19h
(encerrado para almoço 13h à 15h)
Sábados: 15h às 19h
Encerrado: Domingos,Feriados e 2ª Feira

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
Ícone feminista.pt