Sessão Mulheres Indígenas na UMAR
- Datas:
- Qua., 26 JUNHO 2019 18:00-20:00h
Empreendimentos Alcantara Rio - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N,
1300-149 Alcântara
Na 4.ª feira às 18h, a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta organizará uma sessão subordinada ao tema das Mulheres Indígenas, mo âmbito do desenvolvimento do nosso trabalho e atenção para com esta(s) problemática(s). Esta foi a temática escolhida para a Agenda Feminista 2019 da UMAR na qual constam testemunhos de activistas indígenas de diferentes latitudes que nos falam sobre as suas lutas e principais desafios.
Nesta sessão destacaremos as intervenções de representantes dos colectivos GUARANI KAIOWÁ SUPPORT NETWORK, FÓRUM INDÍGENA de LISBOA e PELA DEMOCRACIA NO BRASIL sobre a situação actual dos povos indígenas do Brasil.
No âmbito de estarmos no Ano Internacional das Línguas Indígenas, proclamado pela UNESCO, também não deixaremos de lado a necessidade de conscientização para a preservação, revitalização, valorização e promoção destas línguas que continuam a desaparecer a um ritmo alarmante. Este intervenção estará a cargo de Maria Dovigo da direcção da UMAR e da Academia Galega da Língua Portuguesa.
Andressa Lopes, co-fundadora do CABE - Combate ao Assédio a Brasileiras no Exterior e técnica na Casa do Brasil de Lisboa fará a moderação.