Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

🙅🏽‍♀️ Resistimos ao Racismo - Solidariedade com a Joacine!

No dia 6 de Outubro de 2019 Portugal fez história, apesar da vitória ter sido agridoce. Três mulheres negras foram eleitas pelas portuguesas e portugueses para os próximos quatro anos se seguem. No rescaldo do que consideramos um bom inicio para o avanço do debate antirracista em Portugal vimos uma das recentemente eleitas, Joacine Katar Moreira a ser atacada.

Ao mesmo tempo que testemunhamos avanços com a eleição de várias mulheres negras para o Parlamento, a entrada de André Ventura é sintoma da saída do armário de setores reacionários, que acontece internacionalmente e que vai ganhando terreno em Portugal também.

A perseguição feita à Joacine e a eleição do Ventura é um ataque a todas nós, LGBTs, mulheres, negras, imigrantes, ciganas e precárias e devemos desde já organizar mobilizações para nos defender dos retrocessos que podem estar ao virar da esquina. As organizações de esquerda, antirracistas, feministas e LGBTs tem que se colocar à frente desta contestação, prestando solidariedade, unificando as lutas e demonstrando como as saídas nacionalistas e de extrema-direita não trazem nada de positivo para as nossas vidas. 

No dia 21 de Outubro haverá a primeira sessão do parlamento eleito. As contradições do nosso parlamento são evidentes e sabemos que os próximos anos vão ser cruciais para determinar os avanços ou recuos nas nossas vidas. O colectivo Resistimos apela a que todas as organizações, partidos, colectivos e pessoas que se queiram mobilizar para prestar solidariedade às mulheres negras eleitas, mas também para defender as nossas vidas e os nossos direitos, se juntem no dia 21, às 18h30, frente à Assembleia da República, para um protesto e uma assembleia aberta com microfone aberto. É urgente organizar, trocar experiências e traçar um plano de lutas LGBT, antirrascista, feminista, por justiça climática, em RESISTÊNCIA.

Apoias esta concentração/assembleia e gostavas que o teu colectivo a subscrevesse, ou gostavas de subscrever tu individualmente? Então envia-nos um e-mail para colectivoresistimos@gmail.com ou envia-nos uma mensagem aqui no Facebook! Iremos colocar aqui na descrição do evento os colectivos e pessoas individuais que subscrevem, e vamos também divulgar no instagram durante a semana.
Mais: se gostavas de fortalecer ainda mais esta concentração/assembleia envia-nos um vídeo gravado na vertical, com no máximo 30 segundos, a falar da importância de ir a esta concentração dia 21. Iremos publicar nos nossos stories do instagram e divulgaremos aqui no evento✊ contamos com tod@s!

Subscrições:
Mestry Borges
Piménio Ferreira
Isabel Ferreira Gould, EUA, investigadora
Mafalda Aido
Rebeca Moore
Talles Ventorin 
Bárbara Góis
Valter Franco
João Costa 
Diógenes Parzianello
Pedro Varela 'Calhau'

Organizações:
Movimento Alternativa Socialista
UMAR
FEM - FEMINISTAS EM MOVIMENTO 
Frente Unitária Antifascista
Núcleo Antifascista de Braga
STCC - Sindicato de Trabalhadores de Call Centers

Links:

Organização:

Colectivo Resistimos

Logo Colectivo Resistimos
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt