Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

📕Porto Lançamento "As Estrelas Mexem-se" - António Alves Vieira

Lançamento do livro "As Estrelas Mexem-se" de António Alves Vieira com Adelaide Teixeira, Adriana Ferreira, Ana Afonso, Filipe Gaspar, Regina Guimarães, Rui Noronha Osório e Sara Barros Leitão
+ Projecção do filme "Rasura", de Amarante Abramovici e Regina Guimarães

----------------------------

Nota biográfica

António Alves Vieira (1987-2018)

Nascido no Marco de Canaveses, fez o curso de interpretação na Academia Contemporânea do Espetacutáculo, no Porto e estudou na Escola Jacques lecoq, em Paris. Trabalhou como ator em várias companhias de teatro (entre outras, Teatro do Bolhão, Centro Dramático de Viana/Teatro do Nordeste, Teatro das Beiras, Terra na Boca).

Trabalhou também como produtor (por exemplo, no Teatro da Didascália) e fez espetáculos e performances por sua iniciativa, com textos escritos para ele ou por ele. Participou em vários filmes (por exemplo, "A rapariga da máquina de filmar") e em séries e novelas na televisão (como "Rosa Fogo", entre outras). Era formador de teatro, de interpretação e de movimento.

Ativista destacado do movimento LGBT+ em Portugal, era membro das Panteras Rosa e impulsionador da Marcha do Orgulho do Porto, tendo participado nela desde o inicio. Fez parte da organização do Mayday no Porto, do Contrabando - Espaço Associativo, sendo um dinamizador cultural e um militante político empenhado e comprometido.

Alguns dos seus poemas foram previamente publicados num livro da sua autoria intitulado "SOS Penso / Desde o Início" (Corpos Editora, 2011), na "Antologia da Cave - 25 anos de Poesia no Pinguim Café" (Apuro, Edições 2013) e na separata "Nem só de Gin vive o Pinguim".

Links:
ícone feminista.pt