Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

✊ Por Rojava - Dia de Acção Global

#RiseUp4Rojava

No seguimento da chamada internacional para acções a nível global, voltamos à rua numa manifestação que irá percorrer as ruas do Príncipe Real ao Rossio.

Chamada para Acção Global: 

"Olá companheiros e companheiras,

Escrevemo-vos a partir da Comuna Internacionalista de Rojava. Como sabem, nos últimos dias o Estado Turco iniciou uma ofensiva para invadir os territórios libertados do Nordeste da Síria. Há vários dias que os bombardeamentos e os fortes disparos da artilharia quebram a paz na região com o objetivo de levar a cabo um genocídio contra o povo curdo e contra todas os que, sejam eles árabes, arménios, assírios ou turcos, não estão dispostos a abandonar as suas terras e as suas casas. São já várias dezenas os civis mortos e feridos, e dezenas de milhares os deslocados, resultado dos primeiros dias de ataques.

Desde o início, a Revolução em Rojava tem sido internacionalista. Revolução esta que não quis apenas libertar a população curda da Síria, mas também pôr fim a séculos de colonialismo, opressão e ditadura em todo o Médio Oriente e libertar toda a Humanidade. Tem sido uma revolução internacionalista porque muitos companheiros e companheiras de todo o mundo se lhe juntaram: na linha da frente, contra o Estado Islâmico e o fascismo turco, ajudando nos hospitais ou plantando árvores, trabalhando para construir uma sociedade democrática e ecológica, baseada na libertação das mulheres.

Hoje é mais importante do que nunca mostrar na prática a nossa coragem anti-imperialista e internacionalista. As forças de autodefesa da Federação Democrática do Nordeste da Síria, juntamente com a população civil e os internacionalistas presentes no território, estão prontas para continuar a resistência. Mas precisamos de todo o vosso apoio para deixar claro que o governo, ao apoiar a invasão, é responsável pela destruição e pelas mortes que já estão a ocorrer e pelo massacre que se seguirá se não pararem. É importante mostrar como a Turquia é um Estado fascista, que está a massacrar a população por causa dos seus propósitos e ambições imperialistas. Continuar a defender os valores e a luta da Revolução do Nordeste da Síria significa dar esperança ao mundo inteiro.

No âmbito desta mobilização estão as campanhas #RiseUp4Rojava e #WomenDefendRojava, através das quais podemos unir as diferentes ações de solidariedade que se realizam em todo o mundo. Podem ver nas redes sociais como se têm desenvolvido até agora, e podem aproveitar a data de 19 de outubro, dia em que apelamos à ação mundial, para realizar algum tipo de mobilização sob o slogan #RiseUp4Rojava. 

Vamos fazer do internacionalismo uma realidade tangível, vamos parar a invasão do Nordeste da Síria! 

Comuna Internacionalista de Rojava,
Outubro 2019"

----------------------------------------------------------------------------
esta manifestação é auto-organizada e de base apartidária.

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt