Oficina A Condição Feminina na literatura (2ª edição)
- Datas:
- Seg., 4 MARÇO 2019 19:00-21:00h
Rua dos Bragas, 32
4050-122
[Por favor lê a informação até ao fim, vai valer a pena!]
...........................................................................................
A meados do séc. XIX a voz das mulheres começa a fazer-se ouvir, as mulheres começam a organizar-se para reivindicar direitos e humanidade. O movimento sufragista ganha notoriedade... as reivindicações das mulheres como cidadãs livres e capazes intelectualmente toma força no debate público ao ponto de nomearem de A Questão Feminina todas as reivindicações das mulheres e das sufragistas.
A Questão Feminina (ou as questões) toma as ruas, as praças, a política e também a literatura. As opiniões dividiam-se entre os que viam como justas as reivindicações femininas e os que as condenavam ou ridicularizavam por considerar que supunham um perigo para toda a sociedade.
Conversar sobre romances, autores/as, personagens.
Esta oficina pretende revistar e debater sobre como a condição da mulher ficou descrita na literatura da segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX.
Não pretendemos chegar a conclusões fechadas sobre o tema mas sim abrir caminhos de aproximação sobre a questão feminina através da óptica literária, da mulher do devir e da leitura de cada leitora/o.
Vamos explorar os seguintes pontos:
Quando?
Datas: 04, 11, 18 e 25 de Março 2019
Horário: das 19h às 21h
Duração total da oficina: 8h
Preço e inscrições
Inscrições até 28 de Fevereiro
Normal: 40€
Sócias de vida e estudantes: 30€
email de inscrição: livrariaconfraria@gmail.com
Para quem é esta oficina
Para todas aquelas pessoas interessadas em conhecer a História desde uma perspectiva de género e viajar pela literatura do século XIX.