Agenda de Eventos Feministas em Portugal

ondas

NosDuelen56

Esta proposta pretende criar um mural pela justiça e memória da tragédia ocorrida no Hogar Seguro Virgen de la Asunción no passado 8 de Março de 2017 na Guatemala. Este mural é um exercício de memória coletiva e dignidade das 56 meninas da Guatemala e uma contribuição contra a impunidade e o esquecimento.

Após denúncias por abusos sexuais e físicos e más condições no lar, um grupo de crianças fugiram, apenas para serem capturadas pela Polícia e devolvidas ao lar. Aí, 56 raparigas foram encerradas numa pequena sala. 

Com o intuito de conseguirem se libertar, prenderam fogo a um colchão, mas não foram libertadas a tempo, tendo morrido 41 raparigas, sendo que as 15 sobreviventes ficaram em estado grave, tendo algumas sido amputadas. 

É um exercício de memória coletiva e dignidade das 56 meninas da Guatemala e uma contribuição contra a impunidade e o esquecimento.

Junto com a criação do mural propomos um espaço de sensibilização e apoio às raparigas sobreviventes através das organizações que as estão a apoiar e a lutar pela justiça.

Links:
ícone feminista.pt