Maré Feminista no 25 de Abril
- Datas:
- Qui., 25 ABRIL 2019 14:30h
1070-149
A Maré Feminista precisa de continuar a percorrer as ruas! O discurso da desinformação e pela política do ódio ameaçam as nossas vidas e as nossas liberdades. É preciso enfrentar as enxurradas de notícias falsas, as glórias à ignorância e os grupos políticos demagógicos e ultraconservadores. É preciso fazer frente a essas ameaças e ampliar a liberdade e a justiça social.
A violência afeta-nos a todas e é a causa que mais nos tem mobilizado. O direito à vida e à integridade física é uma causa de primeira linha. Mas estamos consciente que o discurso da desinformação e do ódio são instrumentos na mão de quem nos quer dividir para reinar sobre as nossas vidas. E que a justiça no trabalho e a democracia são indispensáveis à mudança social pela qual lutamos.
As diferentes formas como somos exploradas e oprimidas não nos devem dividir, devem unir-nos num combate comum. As mulheres sofrem a desigualdade salarial, a dupla jornada de trabalho, com a desigualdade na repartição do trabalho doméstico, e são as principais vítimas do assédio sexual no trabalho. Ao mesmo tempo são a maioria no desemprego, na precariedade e nos baixos salários. As mulheres negras e as mulheres ciganas, como as pessoas racializadas em geral, e as mulheres trans e pessoas não-binárias, como muitas outras pessoas LGBTI+, enfrentam discriminações agravadas no acesso ao trabalho. Precisamos de estar unidas para vencer.
A indignação feminista sai às ruas para mudar a sociedade. Saímos à rua por Marielle Franco, fomos Maré Feminista no 25 de Abril, marchámos no dia internacional de luta fim da violência contra as mulheres, mobilizámo-nos várias vezes contra a justiça machista e contra a onda de femicídios. A Maré Feminista reuniu coletivos feministas e LGBTI em convocatórias conjuntas, procurando nessa unidade de ação fazer da diversidade de experiências, de ideias e de lutas a nossa força comum. E essas ondas de indignação ampliaram-se nas grandes manifestações de 8 de março de 2019, onde a Maré Feminista se juntou à Greve Feminista.
A Maré Feminista sai às ruas nos próximos 25 de Abril e 1º de Maio pela Liberdade e pela Justiça Social. O desafio é continuar a percorrer o caminho para trazer para as ruas mais gente, uma ampla Maré Feminista que contribua cada vez mais para uma maioria social transformadora.
Femafro
Associação Plano i
AMPLOS
UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta
Por Todas Nós - Movimento Feminista
FEMfdup
Juntas - Movimento Feminista de Aveiro
Plataforma Mulheres do Brasil
Festival Feminista de Lisboa
Uni+
Capazes
Casa Qui
Associação Ilga Portugal
GAT
INMUNE - instituto da mulher negra em portugal
Colectivo Feminista de Letras
Já Marchavas