Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Leitura Encenada: Medo de Existir

Texto: Daniel Gamito Marques
Interpretação: Daniel Gamito Marques, David Esteves, Filipa Matta e Nuno Pinheiro
Duração: 30'

A ideia que dá o mote a este projecto parte de uma carta escrita por uma das pessoas da equipa, a Filipa Matta, para uma sua amiga de longa data. Nesta carta, em jeito de análise e desabafo sobre a sua vida, a autora sente a necessidade de nomear um sentimento presente e difícil de definir, uma mistura de tristeza, impotência, e revolta, que acaba por designar quimona. Há a sensação de que a quimona não é apenas um sentimento individual, uma idiossincrasia, mas que poderá ser transversal a outras pessoas, a uma geração inteira, ou até a um país (Portugal).
 
Quando começámos a falar sobre a quimona, o tema da gentrificação em Lisboa foi um dos primeiros a surgir como potência para este sentimento. Pensar na destruição da imagem de Lisboa como a capital, o lugar das oportunidades, que se apresenta hoje como uma realidade hostil para nós, que não nos acolhe, nem nos permite habitá-la, traz-nos muita quimona. A cidade é também uma metáfora da passagem de várias décadas, em que o lugar dos teatros, dos cinemas, dos hospitais, dos bairros, mesmo quando sobrelotado, se esvazia aos poucos. A cidade torna-se metáfora de um lugar de indefinição, quando esperaríamos que se pudesse tornar a nossa casa. A sensação de sermos afastados da cidade, de não lhe pertencermos, de não sermos respeitados enquanto potência da própria cidade, contrasta com o nosso ideal de vida. E como qualquer desfasamento entre o ideal e a vida real, faz-nos sofrer. A imagem da vida adulta de uma geração treinada para uma maratona que já não tem lugar.
 
Apesar de os processos de escrita e construção de um futuro espectáculo ainda não terem terminado, queremos partilhar algum do material que desenvolvemos até agora e achamos que faz todo o sentido que o apresentemos no Festival HabitAcção! 

Fotografia: Filipa Matta

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt