🙋🏽♀️ Leila Rocha Guarani Nhandeva em Lisboa
- Datas:
- Qui., 26 SETEMBRO 2019 14:30-19:30h
- Até Dom., 29 SETEMBRO 2019
Leila Rocha é uma Liderança Guarani Nhandeva da Terra Indígena Yvu Katu, em Japorã – MS do Brasil. Mato Grosso do Sul, considerada a faixa de gaza brasileira, é onde comunidades indígenas lutam por retomar o seu território ao estado brasileiro que o cedeu para exploração ao agro-negócio.
A Indígena virá a Lisboa entre 26 a 29 de Setembro a convite da Rede Europeia de Apoio aos Guarani e Kaiowa para participar em vários eventos, de cariz educativo, político e de sensibilização. De seguida Leila Rocha dirigir-se-á a Paris, tendo como objectivo final desta vinda à Europa ir a Roma para o sínodo.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
26 a 29 Set: Eventos em diversos locais da cidade de Lisboa
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Dia 26:
- Das 14h30 às 17h30 > Universidade Lusófona >
Painel de discussão "Povos indígenas, etnogenocídio, política e relações internacionais".
Oradores: Leila Rocha, Professor António Teodoro e Professora Judite Primo
Local: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Auditório Prof. José Araújo
________________________________________________________________
Dia 28:
- Das 15h às 17h > Galeria Muxima >
"Kuãngue Aty Guasu: violência e liderança indígena no feminino"
Moderadora: Andressa Lopes
Endereço: Travessa de S. Plácido 52A
- Das 20h às 22h > Casa Ninja Lisboa > Conferência de Imprensa aberta ao público.
Endereço: Av. Duque de Loulé 3A, Lisboa
________________________________________________________________
Dia 29:
- Das 16h30 às 19h > Casa do Brasil >
Painel de discussão sobre o tema "Lutas por território no Brasil de hoje. Como apoiar a demarcação de terras indigenas no Brasil a partir de Portugal".
Oradores: Leila Rocha, Joana Canelas, Rodrigo Lacerda
Moderadora: Rita Natálio
Endereço: R. Luz Soriano 42
________________________________________________________________
* Eventos de entrada livre. No entanto, agradecemos a quem puder contribuir com donativos. Estes servirão para apoiar os custos de viagem da Leila Rocha, e uma vez esses cobertos, poderão apoiar os projetos da rede europeia de apoio às comunidades Guarani e Kaiowa.
* Sobre a Rede Europeia de Apoio aos Guarani e Kaiowa:
A Rede Europeia de Apoio aos Guarani e Kaiowá foi fundada foi em 2017 após a visita de um grupo europeu de observadores de direitos humanos ao Brasil. Funciona através do esforço para uma articulação voluntária entre indivíduos, coletivos e associações locais, na Europa e Brasil, ao nível da denúncia e sensibilização para com o etno-genocídio deste povo indígena. Damos voz às lideranças indígenas Guarani na Europa e promovendo projectos que apoiem a retomada da força da sua cultura tradicional.
A rede pretende ajudar os participantes na Europa a unirem-se mais fortemente de modo a pressionar para uma mudança de políticas, reunindo especialistas, ou angariar donativos para construção de infraestruturas nas aldeias indigenas retomadas em Mato Grosso do Sul.
No modus operandi da Rede está a tónica do bom relacionamento entre apoiantes europeus e as comunidades indígenas, garantindo que todos os projetos apoiados vão de acordo com as decisões e estruturas das comunidades Guarani e Kaiowá.
A Rede agradece ao fórum indígena lisboa pelo apoio dado na angariação de fundos para a estadia de Leila Rocha em Lisboa.