Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

✊🏾👩🏽‍⚖️Justiça para Cláudia Simões! Abaixo a violência racista! Coimbra

Na noite de 19 de Janeiro, Cláudia Simões, uma mulher negra, foi espancada pela PSP em frente à sua filha de 8 anos, depois de ser insultada pelo motorista do autocarro da Vimeca onde viajava. Foi agredida, algemada e forçada a entrar no carro de patrulha onde continuaram as agressões até que perdesse os sentidos. O motivo: a criança tinha esquecido o passe em casa.

Esta violência racista do Estado é sistemática nos bairros periféricos de Lisboa, para reprimir e aterrorizar, para manter os negros e ciganos, trabalhadores e pobres, na condição de cidadãos de segunda, dificultando a organização e a luta contra este sistema.
Como sempre, depois da agressão vem a campanha de difamação, iniciada pela PSP e feita pelas maiores empresas de comunicação social de Portugal, que dão voz a racistas e à extrema-direita.

Por tudo isto, no sábado, dia 1 de Fevereiro, pelas 15 horas, vamos mostrar a nossa força da Praça da República à Praça 8 de Maio, em Coimbra!

Exigimos:
- Justiça para Cláudia e para todos os que são alvo desta violência! Punição dos criminosos responsáveis pela agressão e a expulsão de todos os racistas e agressores da PSP.
- Uma investigação séria e independente ao racismo em todas as forças de segurança, feita pelas nossas organizações.
- Políticas firmes de combate aos discursos racistas nos meios de comunicação social.

Bateram numa de nós, bateram em todos nós! O racismo não passará!

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt