🍽 Jantar | Tributo a Maria de Lourdes Modesto; “Traços de uma Vida”, por Maria da Graça Pericão
Programa: 🦹♀️ "ABRIL NO FEMININO"...EM MAIO!
- Datas:
- Sáb., 29 MAIO 2021 20:00h
Personalidade incontornável da nossa gastronomia, é autora da magnífica obra “Cozinha Tradicional Portuguesa”, a qual representa um notável contributo para a construção da narrativa sobre cozinha tradicional. Neste título, escreve Maria de Lourdes, “reencontramos a nossa identidade, a nossa maneira original de ser e de sentir – que se manifesta com toda a sua diversidade e exuberância no receituário tradicional”. A ementa do jantar, inspirada neste livro, é assinada pelo Chef Vitor Dias (Hotel Quinta das Lágrimas). Um ano depois de ter completado 90 anos de idade, prestamos tributo a Maria de Lourdes Modesto.
Menu
Caldo verde (Minho)
Migas à Alentejana (Alentejo)
Trilogia conventual (Beira Litoral)
“Curiosamente a cozinha não corresponde muito à forma de nos mostrarmos. É mais exuberante do que somos. Temos uma comida muito sápida, muito colorida. Poderá não ser muito estética, segundo os cânones actuais. Não gostava de dizer uma coisa que tenho de dizer… É uma cozinha viril. É uma cozinha que se impõe. E é de mulheres.” Maria de Lourdes Modesto
O livro “Cozinha Tradicional Portuguesa” conhece a sua primeira edição em Janeiro de 1982 e apresenta uma selecção de 800 receitas, agrupadas por regiões, incluindo os Açores e a Madeira. “Desde há vinte anos que me dedico a um lento mas emocionante levantamento do património culinário português. Lento, porque se nos deparam segredos a desvendar, relutâncias a vencer, variantes a ensaiar; tempos, misturas e doseamentos a experimentar. Mas levantamento emocionante, porque se revelam sabedorias seculares, usos, costumes e, sobretudo, imaginação que, as mais das vezes, nos fazem sentir o pulsar de uma vida, de uma família, de uma região, de um país”(…).