Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

⚠️ 👑🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

🖤 Homenagem às Mulheres Assassinadas Vítimas de Femicídio em 2019 💜

– De luto e em luta pelas mulheres assassinadas, permanecemos de pé. Por nem mais um lugar vazio! –

Entre 1 de Janeiro e 12 de Novembro de 2019 morreram, em Portugal, 28 mulheres assassinadas, no contexto de relações de intimidade e 2 mulheres noutros contextos, num total de 30 femicídios.

Queremos, com esta instalação simbólica, homenagear as mulheres assassinadas por maridos, companheiros, ex-companheiros, namorados, mas também por familiares e por conhecidos ou desconhecidos, mostrando que estes crimes hediondos têm de ter fim.

A perda destas vidas, das vidas das 30 mulheres que hoje homenageamos, assim como, das mais 500 mulheres assassinadas nos últimos 15 anos, eram mortes evitáveis. A falta de proteção adequada para muitas destas mulheres e a mensagem de tolerância enviada pelo nosso sistema judicial em muito contribuem para este crime.

Apelamos a que todos e todas permaneçam em pé, de luto e em luta pelas mulheres assassinadas, contra o Femicídio, não permitindo nem mais um lugar vazio, enviando uma mensagem clara de censura aos agressores, manifestando indignação por todos os atos que sejam atentatórios dos Direitos Humanos e trazendo à memória coletiva as vítimas e o seu sofrimento.

Precisamos de por fim à Violência contra as Mulheres, é uma questão de direitos humanos, é uma questão de dignidade, é uma questão de justiça. A mudança é possível, consciencializando todos e todas para os direitos das vítimas, o direito à liberdade, à integridade física, psicológica e sexual, o direito à autonomia e independência económica, o direito à autodeterminação.

Resistir e agir são as palavras de ordem neste momento.

Não à violência contra as mulheres!

Data: 06/12/2019
Hora: 11h
Local: Largo Amor de Perdição (Porto)

UMAR, União de Mulheres Alternativa e Resposta

#DeLutoEEmLutaPelasMulheresAssassinadas

#16diasativismo2019

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt