🖤 Homenagem às Mulheres Assassinadas Vítimas de Femicídio em 2019 💜
- Datas:
- Sex., 6 DEZEMBRO 2019 11:00-12:30h
Entre 1 de Janeiro e 12 de Novembro de 2019 morreram, em Portugal, 28 mulheres assassinadas, no contexto de relações de intimidade e 2 mulheres noutros contextos, num total de 30 femicídios.
Queremos, com esta instalação simbólica, homenagear as mulheres assassinadas por maridos, companheiros, ex-companheiros, namorados, mas também por familiares e por conhecidos ou desconhecidos, mostrando que estes crimes hediondos têm de ter fim.
A perda destas vidas, das vidas das 30 mulheres que hoje homenageamos, assim como, das mais 500 mulheres assassinadas nos últimos 15 anos, eram mortes evitáveis. A falta de proteção adequada para muitas destas mulheres e a mensagem de tolerância enviada pelo nosso sistema judicial em muito contribuem para este crime.
Apelamos a que todos e todas permaneçam em pé, de luto e em luta pelas mulheres assassinadas, contra o Femicídio, não permitindo nem mais um lugar vazio, enviando uma mensagem clara de censura aos agressores, manifestando indignação por todos os atos que sejam atentatórios dos Direitos Humanos e trazendo à memória coletiva as vítimas e o seu sofrimento.
Precisamos de por fim à Violência contra as Mulheres, é uma questão de direitos humanos, é uma questão de dignidade, é uma questão de justiça. A mudança é possível, consciencializando todos e todas para os direitos das vítimas, o direito à liberdade, à integridade física, psicológica e sexual, o direito à autonomia e independência económica, o direito à autodeterminação.
Data: 06/12/2019
Hora: 11h
Local: Largo Amor de Perdição (Porto)
UMAR, União de Mulheres Alternativa e Resposta
#DeLutoEEmLutaPelasMulheresAssassinadas
#16diasativismo2019