Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Fora do Armário - Femme Fatale

“Orgulho é, portanto, algo que devemos exercitar para que todas e todos sejam livres do preconceito, da perseguição e das restrições impostas. Por isso, é preciso ter orgulho da nossa história de luta e conquistas. Ainda há muito avanços por quais lutar, mas é necessário comemorar as nossas vitórias”. 
Claudia Regina, ONG APOGLBT SP.

No Brasil, por exemplo, a luta e a militância nos levou a algumas conquistas como: disponibilização do tratamento de HIV na rede pública de saúde desde 1996; união estável homoafetiva em 2011; supremo tribunal federal do casamento civil homoafetivo em 2013; adoção de crianças pelos casais de mesmo sexo em 2015; uso do nome social na educação básica reconhecido pelo ministério da educação em 2017; e em 2018 obtivemos o direito a retificação do nome gênero na certidão de nascimento, uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares e a inclusão de nome social no cadastro de eleitores. 

Em Portugal, no Brasil e no mundo reforçamos a ideia de que as pessoas LGBTQIA+ possuem representação social, política, cultural e jamais se renderão ao autoritarismo, ao conservadorismo, nem às ameaças do retrocesso de conquistas, arduamente alcançadas na história do movimento.

As Festas Fora do Armário são um espaço LGBTQI+ e heterofriendly, organizadas pela PATH – Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra – sempre no último sábado de cada mês, no Aqui Base Tango. Neste mês de junho, a festa conta também com a co-organização do Coletivo Vozes no Mundo: Frente pela Democracia no Brasil, grupo articulado em Coimbra.
https://www.facebook.com/vozesnomundocoimbra

As festas pretendem proporcionar um ambiente seguro e confortável para as pessoas LGBTQIA+ em Coimbra, bem como um espaço de encontro. São ainda o único modo de angariação de fundos para a Marcha contra a Homofobia e Transfobia.

#50anosStonewall
#nossoorgulhoLGBTQIA+
#eutenhoorgulhoLGBTQIA+
#orgulhodaminhahistoriaLGBTQIA+

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt