Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

Filme Capernaum da realizadora libanesa Nadine Labaki no CCIF

Na próxima 5.ª feira às 18h, o Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Lisboa/Alcântara promoverá uma sessão de visualização do premiado e impactante filme "Capernaum" da realizadora libanesa Nadine Labaki.

O filme, focado nos constantes atropelos aos direitos das crianças (indocumentadas, emigrantes, apátridas e refugiadas) e nos desafios destas pela sobrevivência nas ruas de Beirute, ganhou em 2019 o prémio do júri do Festival de Cannes - tendo Labaki sido a primeira realizadora árabe a consegui-lo!  

O filme exigiu da realizadora 2 anos de pesquisa, nomeadamente para a selecção das/os actrizes/actores nas ruas de Beirute, todas/os não profissionais. 

Um filme arrebatador que chama a atenção para estas realidades e que literalmente já mudou vidas, nomeadamente do protagonista principal, um pré-adolescente refugiado sírio que vivia num bairro de lata de Beirute, a conseguir asilo na Europa. ♥

Esta obra também recebeu ganhou os 1.ºs Prémios de Melhor Fotografia nos Festivais de Cinema de Sarajevo, Melbourne, San Sebastian, Cagliari e Miami Gems; Grande Prémio do Público de Mill Vallly; entre outros. Foi também nomeados o Oscar (como melhor filme estrangeiro) e BAFTA, 

Entrada livre!

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt