Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

⚠️ 👑🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

Evolução, Racismo, Arte e Sexo

O Centro Ciência Viva de Lagos recebe o premiado investigador Rui Diogo da Universidade de Howard (Washington DC, EUA) para 2 palestras no dia 19 de Junho, 4ª feira e véspera de feriado.

Entrada livre. Público jovem e adulto.

Rui Diogo,membro da Faculdade de Medicina da Universidade de Howard, irá apresentar duas palestras, gratuitas e para o público em geral que partem da nossa Evolução biológica como espécie e que condicionaram e condicionam desde questões sociais como os relacionamentos até à produção artística.

RACISMO, ARTE, ANATOMIA E EVOLUÇÃO 21H
Assim, entre outros tópicos polémicos, estarão em foco:
• Como é que estudos de primatas e evolução têm sido usados ao longo da história para reforçar o preconceito e garantir a distinção de “raças humanas” e noções de superioridade/inferioridade? 
• a existência de dados biológicos que pretendem garantir distinção de “raças humanas” e noções de superioridade/inferioridade (baseadas por exemplo na cor da pele);
• modos menos corretos de “construir” o pensamento, incluindo a própria Arte, que permitem que ideias erradas ou ultrapassadas permaneçam vivas até hoje.
SEXO, AMOR, CASAMENTO E EVOLUÇÃO 22H
• De que forma as várias mudanças sociais, como a ascensão do capitalismo, influenciaram a sexualidade humana e, em particular, permitiram que o amor vencesse o casamento, para melhor ou para pior? Será que a monogamia é principalmente uma construção social?
• Irão ser abordadas questões há muito discutidas sobre natureza versus cultura, mais especificamente monogamia versus poligamia. Serão comparados conceitos sobre monogamia e casamento em culturas não ocidentais e na cultura ocidental; será analisado como mudanças sociais (ascensão da agricultura e, mais tarde, do capitalismo, por exemplo) influenciaram a
• sexualidade humana e, em particular, permitiram que o amor conquistasse o casamento, para o bem e para o mal. A suposta 'fragilidade' e 'assexualidade' feminina enraizada na nossa cultura actual será também discutida, sendo considerado dados empíricos recentes de uma comparação biológica e sociológica entre homens e mulheres.

Público jovem e adulto
Dia 19 de Junho (véspera de feriado) | 4ª feira
Horário 21:00 e 22h
Centro Ciência Viva de Lagos
lagos.cienciaviva.pt
Entrada livre.
Tel. 282 700 000 | info@lagos.cienciaviva.pt

Biografia
Rui Diogo, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Howard, membro do Centro de Estudos Avançados de Paleobiologia dos Hominídeos da Universidade George Washington.

#cienciaviva #cienciavivalagos

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt