Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

⚠️ 👑🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

👩🏽‍💻 Editatona 8M: Artivismo. Juntas editamos a Wikipédia

No dia 8 de março juntamo-nos à volta de uma mesa com os nossos computadores e assim comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Aprenderemos a criar e melhorar conteúdos na Wikipédia com o objectivo de combater as disparidades significativas de género e promover o acesso igualitário a informação de qualidade sobre mulheres cis, transgénero e pessoas de género não conforme. No fim desta editatona almoçaremos juntas e seguiremos para a marcha, para continuar a luta.

Esta maratona de edição realiza-se no âmbito da campanha Art+Feminism cujo objetivo este ano é ampliar o conteúdo sobre o Artivismo de mulheres cis, transgénero e pessoas de género não conforme. Nesta editatona priorizaremos ainda a população lusófona negra, cigana, indígena, migrante e LGBTQI+. 

Evento financiado pela Wikimedia Foundation.

Informações sobre o evento:
> 08.03.2020 das 9h às 15h na PENHA SCO.
> Evento 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗼 com almoço vegetariano incluído.
> Necessária inscrição até 03 de março em http://bit.ly/EditatonaArtivismo8M (máximo 25 participantes. Será dada prioridade a mulheres cis e trans e pessoas de género não conforme.)
> Crianças são bem-vindas. Teremos alguém para cuidar delas.
> Necessário trazer computador portátil. Não te esqueças do cabo!
> Não é necessário saber editar, nem conhecer a temática, mas é necessário motivação para fazê-lo.
> Podes editar em português, inglês, espanhol e italiano.

Qualquer dúvida contacta-nos através de editoraswikipedialx@gmail.com 

#artandfeminism #noweditingaf #Editatona8MLx

BIOGRAFIA
A instrutora desta editatona será Patricia Horrillo, jornalista espanhola e especialista em comunicação e redes sociais que desde 2015 coordena a Wikiesfera Grupo de Usuarixs, projeto sediado no Medialab-Prado, em Madrid, que visa aumentar o número de editorxs pertencentes a minorias, grupos sub-representados ou outros grupos sociais com limitações de acesso à informação e às tecnologias. https://www.medialab-prado.es/personal/patricia-horrillo

A introdução ao tema desta Editatona será realizada por Paula Guerra, doutora em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), professora no Departamento de Sociologia também na FLUP e Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto onde coordena o subgrupo Criação artística, práticas e políticas culturais. Fundou e coordena a KISMIF Conference, coordenando, igualmente, a Secção Temática Arte, Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia. Especializou-se, entre outras, nas seguintes áreas de investigação: contraculturas, criação e receção artística, culturas juvenis, subculturas, políticas culturais,popular music, inclusão, mudança, movimentos e problemas sociais.

Sessão coordenada por Wiki Editoras Lx
Wiki Editoras Lx é um grupo de Editoras da Wikipédia nascido na Editatona “Visibilizando as Margens” que aconteceu no âmbito do 2º Festival Feminista de Lisboa, em Maio de 2019. Desde então, o grupo reúne-se duas vezes por mês, à segunda-feira, na PENHA SCO, cooperativa de produção e difusão artística, em Lisboa, Portugal. Este grupo informal e aberto visa abordar as desigualdades de género na Wikipédia, criando e melhorando o conteúdo sobre e de interesse para mulheres cis, transgénero e pessoas de género não conforme. Portanto, o objetivo é que este grupo seja também formado por pelo menos 90% dessas mesmas pessoas.

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt