Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

⚠️ 👑🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

De Eborae Inquisitione, uma visita pelos caminhos da Inquisição

VISITA GUIADA

Um roteiro teatral nas ruas de Évora, pelos caminhos da Inquisição.

Ouvimos "É aqui que me devo dirigir? Diga-me, que venho de longe… Tenho 17 anos. Fui chamada pelo Santo Ofício a depor…" quase como que em resposta à visão macro enunciada pelo homem (religioso?): "passeemos então pelos espaços da Inquisição e atrevamo-nos a conhecer um pouco dessa causa nobre ao serviço da nossa Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana e da Coroa de Portugal!".

"De Eborae Inquisitiones" percorre, assim, os caminhos centrais da Inquisição em Évora, pisando as pedras de uma procissão possivel, quer aos olhos da instituição (essa visão macro), bem como daqueles que não percebiam exactamente o que se passava e era, para eles, todo um sistema pesado cheio de nuvens que não se adaptavam ao seu olhar ingénuo. 

O percurso terá dois guias ou actores (e musica, claro), que nos guiarão por uma visita aos espaços e à história, à memória patrimonial de Évora e deste evento intangivel - trata-se de uma visita guiada, com alguns toques de teatro.

Desta forma, salientando a importância de preservar a memória, o projecto coisadocorpo/ ExQuorum propôs-se trabalhar sobre o tema histórico da Inquisição (desta vez em Évora), num momento que as liberdades democráticas (individuais, sociais e colectivas) têm vindo a ser, cada vez mais, debatidas e colocadas em causa. Assumindo uma base imaterial forte, este trabalho de pesquisa, reflexão e criação artística pretende contribuir, à sua escala, para não deixar cair no esquecimento esse legado histórico, potenciando, assim, através da criação artística, dinâmicas de reflexão próprias das sociedades democráticas. 

Percurso pelas ruas de Évora com inicio na Praça 1º de Maio, junto à Igreja de São Francisco

  • 1 de Março, 18 horas
  • 2 de Março, 11 horas e 18 horas

duração aproximada: 60 minutos

Evento inserido no Artes à Rua da CME

ENTRADA GRATUITA

..................................

FICHA TÉCNICA

Direção: Hugo Miguel Coelho
Actores: Maria Marrafa, Vicente de Sá
Musicos: Augusto Graça, Angela Fortes
Materiais Cénicos: Anabela Calatroia, Sara Tuna
Texto original: Vicente Fino
Consultores: Bruno Lopes, Fernanda Olival CIDEHUS/ UE 
DE EBORAE INQUISITIONES é uma criação coisasdocorpo com produção ExQuorum

Apoios: 

Câmara Municipal de Évora; Fundação Eugénio de Almeida; SOIR - Joaquim António de Aguiar; CIDEHUS - Universidade de Évora/ FCT.

Agradecimentos:

Gustavo Silva Val-Flores (DCP - Divisão da Cultura e do Património da C.M.E.); José Serra (DOMAS - Divisão de Obras Municipais, Água e Saneamento); Mafalda Silva (Exploralentejo), Cláudia do Amparo Afonso Teixeira (Professor Auxiliar -  Departamento de Linguística e Literaturas, Universidade de Évora).

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt