Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

✊ Contra a invasão turca na Síria - manifestação

Começou em outubro a invasão na região do Nordeste da Síria, movida pelo exército turco e vários grupos jihadistas. Nestas últimas semanas, esta ofensiva já provocou mais de 300.000 deslocados internos, assim como a morte de 130 civis e milhares de feridos. Além disso, assistimos também à utilização de armas químicas e execuções sumárias, como a de Hevrin Khalaf. 

Foi nesta região que há cinco anos se travava uma enorme resistência contra as atrocidades do Daesh. Foi também aqui que o projecto confederalista democrático da Administração Autónoma do Norte da Síria mostrou que um novo mundo é possível, baseado na igualdade de género, na ecologia e na tolerância étnica e religiosa.

A operação “Nascente de Paz” visa a criação de uma zona de segurança junto à fronteira Síria-Turquia, para realojar 1.2 milhões de refugiados actualmente em território turco. O realojamento forçado destas pessoas, para uma região que já se encontra no seu limite de capacidade de ajuda humanitária, e à custa da limpeza étnica das populações locais, é inaceitável. 

Acreditamos ser não só urgente mas também possível ajudar a travar este genocídio. É imperativo que Portugal, enquanto estado-membro da NATO e da União Europeia, adopte uma posição clara de condenação desta invasão. Por isso, convidamos todos e todas a estarem presentes no próximo dia 16 de novembro, para uma manifestação às 15h00, no Largo Camões, em Lisboa, de onde seguiremos até ao Largo do Intendente, com o fim de mostrar a nossa oposição à invasão turca e a nossa solidariedade com os povos do Nordeste da Síria! 

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt