Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

⚠️ 👑🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

🎬 Ciclo De Cinedebate Feminista #1

Pela pungente necessidade de discutir o lugar da mulher nas artes e na sociedade surge o Ciclo de Cine-Debate Feminista do Coletivo das Belas Artes, Fofolete Molotov. Com duração de um mês, nos encontramos semanalmente em Outubro, às quartas-feiras, para uma noite regada a filmes, pipoca e reflexões.

PROGRAMAÇÃO

  • DIA 1// 09/10

SANS TOIT NI LOI / VAGABOND / OS RENEGADOS (1985) - AGNES VARDA 
França, Drama 
102 min 

Em “Os Renegados”, Varda conta a história de uma jovem mulher chamada Mona, cujo corpo é encontrado congelado em uma vala. A sua morte é investigada por um entrevistador nunca visto, que decide focar nas pessoas que haviam a visto por último. Através de técnicas não-lineares, o filme é dividido em 47 episódios, cada um deles sob a perspectiva de uma pessoa diferente sobre Mona. Ao tratar da desfetichização do corpo feminino da perspectiva masculina, “Os Renegados” se consagra como um dos grandes trabalhos feministas de Varda. 

  • DIA 2// 16/10 

TORRE DAS DONZELAS (2018) – SUZANNA LIRA 
Brasil, Documentário 
97 min 

  • DIA 3// 23/10 

PERSEPOLIS (2007) - MARJANE SATRAPI and VINCENT PARONNAUD 
França/Irã, Animação, Drama 
95 min 

Persepólis, baseado em seu romance gráfico autobiográfico de mesmo nome, segue as desventuras de Marjane, de quando era apenas uma garotinha levada no Irã até se tornar uma adolescente rebelde que, em um internato em Viena, encontra seu primeiro amor entre decadentes anarquistas. O filme então traça seu pesaroso retorno ao Irã e, finalmente, sua emigração para Paris. 

  • DIA 4// 30/01

DESLEMBRO/UNREMEMBER (2018) - FLÁVIA CASTRO 
Brasil, França, Auto-Ficção 
96 min 

Em Deslembro, longa auto-ficcional, o Rio de Janeiro não é nada familiar para Joana (Jeanne Boudier), adolescente que teve o pai refém como prisioneiro político durante os anos de ditadura no Brasil. Ela passou quase toda a sua vida em Paris, cidade onde o resto de sua família se exilou. Tendo sido decretada a Lei da Anistia, a menina agora está, a contragosto, de volta a sua cidade natal. As memórias amargas de tempos difíceis vêm à tona, causando um forte desconforto. 

+

A ENTREVISTA/ THE INTERVIEW (1966) - HELENA SOLBERG 
Brasil, Documentário 
20 min 

Na tela, uma noiva se prepara para o dia de seu casamento. Fora dela, jovens mulheres de classe-média do Rio de Janeiro compartilham suas experiências e pensamentos acerca de conceitos como virgindade, casamento, sexo e política. 

//ENTRADA LIVRE//

// Não toleramos qualquer tipo de comportamento opressivo nos nossos eventos.

Links:

Organização:

Fofolete Molotov

Logo Fofolete Molotov
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt