Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

💜🌈 Campanha online - Maré Feminista por Marielle ✊🏽👩🏽‍🦱

No próximo sábado, 14 de março, a comunidade brasileira de Lisboa junto com associações feministas, LGBTI+ e antirracistas vai fazer uma campanha online de homenagem à vereadora brasileira Marielle Franco assassinada há dois anos. Inicialmente tinham previsto uma manifestação de rua, mas esta foi adiada para data futura devido aos planos de contingência do Covid-19.
Marielle Franco, Presente!
"Maré Feminista por Marielle" 14 de março em Lisboa:

A Maré Feminista é uma iniciativa que junta os coletivos feministas e LGBTI+ que subscrevem os seus manifestos*. Esteve em ação em vários momentos desde 2018. No dia 8 de Março participamos na Marcha da Greve Feminista**, a 14 de Marçona, data do 2º ano do seu assassinato, organizamos uma campanha online sob o mote "Quem mandou matar Marielle?", e em data futura organizaremos uma marcha de homenagem a Marielle Franco. Até ao momento esta iniciativa e o manifesto são subscritos por Capazes, CABE - Comissão de Apoio às Brasileiras no Exterior, Casa Ninja de Lisboa, Colombina Clandestina, Clube Safo, Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa, Djass - Associação de Afrodescendentes, Segundo Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba Portugal, FEM - Feministas Em Movimento, Femafro - Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, HuBB - Humans Before Borders, ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal, Juntas - Movimento Feminista de Aveiro, Jornalistas Livres, Brigadas Populares, Opus Diversidades, Pois.pt, Plataforma GENI, Por Todas Nós - Movimento Feminista, SOS Racismo, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.

*MANIFESTO Maré Feminista por todas as nossas lutas!

Em março de 2018, quando foi assassinada Marielle Franco, mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré, socióloga e vereadora no Rio de Janeiro, vários coletivos e ativistas do movimento feminista mobilizaram ações de rua em Portugal. Foi no espírito desta ação e de tantas outras mobilizações anteriores contra a opressão e exploração das mulheres que nós, coletivos e ativistas feministas, percorremos a avenida da Liberdade, como Maré Feminista, no dia 25 de Abril de 2018 e em várias mobilizações que se realizaram desde então.
O dia 8 de Março de 2020 será o primeiro dia das Mulheres depois da partida de Lara Crespo, o primeiro dia das Mulheres depois da agressão a Cláudia Simões. E dia 14 de Março será o segundo aniversário do assassinato de Marielle Franco. Queremos assinalar esses dias, saindo às ruas com a força de tantas mulheres que, como Marielle Franco, são inspirações e razões para não baixarmos os braços!
Mulheres como as 500 funcionárias da antiga fábrica Triumph que no início de 2018 defenderam corajosamente o seu direito ao pagamento dos seus salários em atraso e não permitiram a pilhagem da empresa insolvente. Mulheres contra a exploração!
Mulheres como Cristina Tavares despedida por ter denunciado "castigos" e assédio moral de que foi alvo por parte da corticeira Fernando Couto-Cortiças, e que conseguiu sair vitoriosa dessa luta.
Mulheres como Débora Pinheiro e Sara Casinha, que em fevereiro de 2019, na Costa da Caparica, foram agredidas por um homem por estarem a dar um beijo e denunciaram publicamente esse ato de violência. Mulheres contra a lesbofobia!
Mulheres como Lara Crespo que, em setembro de 2019, depois de décadas de luta pelo seu direito à existência, acabou por termo à sua própria vida. Revelando a ferida de múltiplas opressões que esta pioneira da luta trans sofria. Mulheres contra a transfobia!
Mulheres como as três dezenas de mulheres assassinadas durante o ano de 2019, tantos nomes e tantas vidas agredidas pela violência machista. Mulheres como todas aquelas que todos os dias são vítimas do assédio e da violação. Mulheres contra a violência!
Mulheres como Cláudia Simões que em janeiro de 2020 foi agredida verbalmente por um motorista de autocarro, por a sua filha se ter esquecido do passe, e depois brutalmente agredida pela polícia. Mulheres contra o racismo!
Mulheres como as que todos os dias são silenciadas e esquecidas, como as mulheres utilizadoras de drogas, as mulheres em situação de sem-abrigo. Mulheres contra o silêncio e a indiferença!
Mulheres, sujeitas a múltiplas discriminações como as imigrantes, as mulheres com deficiências, as trabalhadoras do sexo, as mulheres ciganas, as trabalhadoras domésticas sem quaisquer direitos, as mulheres que vivem em aldeias desertificadas do interior do país.
Mulheres como as que todos os dias resistem a uma sociedade machista e se afirmam como pessoas, como trabalhadoras das mais diversas áreas, como donas do seu
próprio destino. Mulheres que dão a mão às outras mulheres numa ampla solidariedade. Mulheres, numa ampla luta feminista!
Ativistas dos movimentos feministas, LGBTI+, antirracistas e pela justiça social vamos juntar-nos numa grande Maré Feminista nos próximos dias 8 e 14 de Março!

**evento da Greve 8 de Março https://facebook.com/events/s/8m-lisboa-manifestacao-greve-f/1261127114078537/?ti=cl

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
Ícone feminista.pt