Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

📚 Assembleia Feminista de Leitura // 5ª Sessão

Assembleia Feminista de Leitura
5ª Sessão: O TERRORIMO MACHISTA - VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Todos os anos, a nível global, o número de mulheres vítimas de violência machista é muito superior ao número de vítimas do terrorismo, afetando 1 em cada 3 mulheres ao longo da sua vida, ou seja é um fenómeno pandémico. Neste ano só em Portugal já foram 24 os femicídios que se registaram, aos quais se devem somar as 504 mulheres assassinadas nos últimos 14 anos, assim como todas aquelas que não foram contabilizadas antes disso. No entanto, a violência machista continua a ser vista como um problema individual, como crime passional (sendo muitas vezes a comoção dirigida ao agressor pelo seu sofrimento e descontrolo) e frequentemente a descrição do crime menoriza a mulher-vítima, ou pelo enunciação de pormenores da sua vida e da sua conduta, ou vendo o assassinato como uma fatalidade. A mesma lógica é aplicada aos crimes de violação, sendo estes muitas vezes acompanhados de descrições sórdidas sexualizantes. 

É importante refletirmos sobre o porquê da violência machista e o terror contínuo que ela cria na vida das mulheres não ser considerada como terrorismo contra as mulheres, não receber o mesmo tipo de respostas e condenações sociais e políticas que a criminalidade e o terrorismo “comuns”. Como reagiriam a sociedade e as instituições políticas se dezenas de homens fossem anualmente assassinados ou maltratados, pelo fato de serem homens, pelas suas famílias ou parceira/os amorosos? Não será a violência machista a instituição social de controlo do patriarcado para manter o domínio masculino sobre os corpos e mentes das mulheres? Como lidamos cada uma de nós com esta violência, como a sentimos e gerimos no nosso dia-a-dia? O que é uma vítima, o que é um agressor?

✊📚✊📚✊📚✊📚✊📚✊📚✊

Todos os meses, a Assembleia Feminista de Lisboa organiza uma tarde de leituras, destinada a todas as mulheres que procuram partilhar e discutir perspetivas feministas.
Para cada sessão, a AFL propõe uma temática, em torno da qual as leituras se irão centrar.
O objetivo é reconectar pensamento e ativismo feminista, duas dimensões indissociáveis da nossa luta coletiva.
Quem pensou as grandes questões feministas antes de nós? Quem vive os mesmos dilemas com que nos confrontamos? Tragam convosco extratos de ensaios, romances ou testemunhos, tragam poemas, canções, e outros textos. Tragam vontade de os discutir, questionar e confrontar com outras perspetivas.
Juntas podemos redescobrir a força do pensamento feminista, e relembrar o seu inerente compromisso para com a prática.

*EVENTO NÃO MISTO

**A entrada é livre mas aceitam-se donativos livres :) 

***@ GAIA Lisboa --> Rua da Regueira 40, 1100-437 Lisboa
(procurar no Google Maps por "Recicleta Gaia - Cicloficina de Alfama)
Como chegar: METRO Santa Apolónia ou Terreiro do Paço

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt