Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

⚠️ 👑🦠 #EuFicoEmCasa

Devido aos planos de contingência do Covid-19, há eventos que estão a ser CANCELADOS ou adiados.

Por favor consulte o link oficial da organização de cada evento. 

📚🧙🏾‍♀️Assembleia Feminista de Leitura // 4ª Sessão

Assembleia Feminista de Leitura
4ª Sessão: AS BRUXAS E A RESISTÊNCIA FEMINISTA

“Quando uma mulher pensa sozinha, ela pensa o mal.” Estas palavras estão contidas no Malleus Malleficarum, um manual de identificação e punição de heresias, escrito pelos dominicanos Heinrich Kraemer e James Sprenger em 1487, e que daí em diante se tornou a “bíblia” dos inquisidores. Os séculos XVI e XVI assistiriam ao apogeu da maior e mais sanguinária perseguição coordenada a mulheres, através do famoso movimento de “caça às bruxas”. O fenómeno custou a vida a milhares de mulheres - perseguidas, torturadas, e assassinadas por representarem um elemento inconveniente e problemático para a autoridade da igreja e do estado. Tratavam-se de camponesas, curandeiras e parteiras, mas eram acusadas de ser servas do diabo uma vez que a ameaça que colocavam à supremacia masculina e religiosa era intolerável.
A caça às bruxas deixou-nos um efeito duradouro: um aspecto da mulher tem, desde então, sido associado à figura da bruxa, e uma aura de contaminação perdura.
Como é que a figura da bruxa evoluiu, e que partes desse simbolismo persistem? Que justificativas e formas de perseguição surgiram com a caça às bruxas e continuam a contribuir para a desigualdade que ainda nos condiciona? Que novos mecanismos têm a igreja e o estado para controlar os nossos corpos, a nossa autonomia e liberdade, a nossa independência material e a nossa integridade mental? Carregaremos nós ainda o legado das nossas ancestrais, declaradas bruxas, perseguidas e castigadas apenas por terem nascido mulheres?

✊📚✊📚✊📚✊📚✊📚✊📚✊

Todos os meses, a Assembleia Feminista de Lisboa organiza uma tarde de leituras, destinada a todas as mulheres que procuram partilhar e discutir perspetivas feministas.
Para cada sessão, a AFL propõe uma temática, em torno da qual as leituras se irão centrar.
O objetivo é reconectar pensamento e ativismo feminista, duas dimensões indissociáveis da nossa luta coletiva.
Quem pensou as grandes questões feministas antes de nós? Quem vive os mesmos dilemas com que nos confrontamos? Tragam convosco extratos de ensaios, romances ou testemunhos, tragam poemas, canções, e outros textos. Tragam vontade de os discutir, questionar e confrontar com outras perspetivas.
Juntas podemos redescobrir a força do pensamento feminista, e relembrar o seu inerente compromisso para com a prática.

*Evento não misto.

**A entrada é livre mas aceitam-se donativos livres

***@ GAIA Lisboa --> Rua da Regueira 40, 1100-437 Lisboa
(procurar no Google Maps por "Recicleta Gaia - Cicloficina de Alfama)
Como chegar: METRO Santa Apolónia ou Terreiro do Paço

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt