As Mulheres na Universidade | FSCH
- Datas:
- Qui., 28 FEVEREIRO 2019 16:00-19:00h
Avenida de Berna, 26-C
1069-061
A 8 de Março, mulheres em todo o mundo levantam-se em defesa dos seus direitos e mobilizam-se contra a violência, a desigualdade e os preconceitos. Porque as violências que sofremos são múltiplas, a Greve que convocamos também o é.
No dia 8 de Março faremos greve
O porquê de uma greve estudantil:
Quantas vezes recebeste comentários machistas dentro da tua faculdade ou escola?
Quantas amigas te contaram que sofreram assédio por parte de professores e alunos?
Quantas vezes comentaram o teu aspecto sem que tivesses perguntado?
Quantas vezes foste invisibilizada em aula?
Quantas vezes te sentiste descredibilizada?
Os currículos que estudamos contam a história dos vencedores, omitindo o papel da mulher e as suas resistências ao machismo, ao racismo, ao colonialismo e ao capitalismo.
A praxe académica, onde o poder é exercido por meio da humilhação, reproduz violência patriarcal e perpetua estereótipos de género e objetificação dos nossos corpos. Apenas uma educação pública, gratuita, democrática e inclusiva possibilita a nossa emancipação. Uma escola da diversidade, crítica, sem lugar para preconceitos e invisibilização, como resposta ao conservadorismo.
Uma escola livre de opressões, dentro e fora das salas de aula. O sistema educativo reproduz o atual sistema capitalista, racista e patriarcal.
Exigimos:
Quinta-feira, dia 28 de Fevereiro, às 16h, vem debater, pensar e construir a Greve Feminista Internacional, numa sessão aberta, sobre as mulheres na Universidade.