Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

📖🚀 Apresentação do livro Feminismo de A a SER de LĂșcia Vicente

  • Ă­cone da data
  • Datas:
  • Sex, 22 NOVEMBRO 2019 19:00h
Ă­cone do lugar
MUXIMA GALLERY
Travessa de SĂŁo PlĂĄcido, 52A
Lisboa, LISBOA

📖🚀 Apresentação do livro Feminismo de A a SER de LĂșcia Vicente

A MUXIMA GALLERY vai ser palco de mais uma edição de “Not SO SECRET TALKS”, desta feita para a apresentação do livro Feminismo de A a SER, de LĂșcia Vicente. A escritora pretende que esta obra sirva como uma espĂ©cie de manual do utilizador feminista, apresentando a histĂłria deste movimento e as reivindicaçÔes, personagens e momentos marcantes a ele associados. Feminismo de A a SER integra ainda o levantamento dos dados mais relevantes do movimento feminista, bem como de onde vem, onde se encontra e qual o caminho ainda por trilhar.

Este encontro, marcado para as 19 horas do dia 22 de Novembro, pretende lançar o convite Ă  dis- cussĂŁo sobre a urgĂȘncia do feminismo e da consciĂȘncia sobre a violĂȘncia de gĂ©nero, antecipando o Dia Internacional para a Eliminação da ViolĂȘncia contra as Mulheres que Ă© assinalado pela ONU no dia 25 de Novembro.

SINOPSE

A 8 de Março de 2019, a primeira greve nacional feminista em Portugal esvaziou locais de trabalho e encheu as ruas de homens e mulheres em protesto contra a desigualdade social e laboral, a violĂȘn- cia de gĂ©nero e todas as formas de descriminação a que as mulheres estĂŁo, ainda, sujeitas.
Num paĂ­s onde, em 2018, 28 mulheres foram vĂ­timas de femicĂ­dio e onde a diferença salarial entre um homem e uma mulher pode atingir os 26%, o feminismo Ă© uma urgĂȘncia, nĂŁo um capricho.

A igualdade de direitos, de deveres e de oportunidade para todos, independentemente do seu gĂ©nero, credo ou raça, estĂĄ prevista na lei. A vida das pessoas e os nĂșmeros a que dĂŁo origem, porĂ©m, demonstram que a concretização desta prerrogativa continua longe do horizonte da maio- ria. No entanto, «feminismo» e «feminista» ainda sĂŁo palavras que provocam desdĂ©m e desconfian- ça em muitos, que vĂȘem nele uma guerra vingativa contra os homens e contra a sociedade. O femi- nismo pode lutar com todas as suas armas contra as desigualdades sociais e contra o machismo, mas o seu maior inimigo continua a ser a desinformação.

SOBRE A AUTORA

LĂșcia Vicente nasceu em Outubro de 1979, Ă  beira da Ria Formosa, em Faro, numa famĂ­lia cheia de mulheres. Foi a primeira desse nĂșcleo a concluir uma licenciatura. Cedo se questionou sobre o papel da mulher na sociedade e por que razĂŁo os livros de HistĂłria nunca mencionavam mulheres. Em 1995, criou, juntamente com um grupo de amigos, o coletivo feminista MUPI (Mulheres Unidas Pela Igualdade), e dedicou-se ao ativismo feminista em adolescente. Em 1997, foge rumo a Lisboa, onde se licenciou em HistĂłria e HistĂłria Cultural e das Mentalidades na Faculdade de CiĂȘncias Sociais e Humanas. Em 2007, ingressa no mestrado de Estudos de GĂ©nero da Faculdade de CiĂȘncias Sociais e Humanas, que nunca o terminou por diferenças ideolĂłgicas e de pensamentos histĂłricos inultra- passĂĄveis: teimava em olhar a HistĂłria das Mulheres atravĂ©s dos olhos das mulheres e nĂŁo pela lente dos Homens. Em 2018 publicou o seu primeiro livro feminista para crianças, Portuguesas com M grande – os livros de princesas sempre lhe provocaram urticĂĄria. Feminismo de A a Ser Ă© o seu se- gundo livro, lançado em Setembro de 2019, ao qual se seguiram Sarita Rebelde Quer Ser Astronauta e Sarita Rebelde no Recreio, tambĂ©m estes de literatura juvenil, e que integram a coleção Sarita Re- belde.

Links:

Organização:

MUXIMA Gallery

Logo MUXIMA Gallery
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
Ă­cone feminista.pt