Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

📖💬 "Amália. Ditadura e Revolução. A História Secreta" de Miguel Carvalho

com Miguel Carvalho
Moderação de Manuel Rocha
Hotel Quinta das Lágrimas
Entrada Livre

“Não há uma Amália a preto e branco, uma Amália de trincheira.” Miguel Carvalho

Investigação inédita sobre as ajudas da fadista à oposição anti-regime e aos presos políticos. A infância em Alcântara; a adoração familiar por Salazar e a associação de Amália Rodrigues aos comunistas do Fado por parte da polícia política; a relação secreta com a resistência à ditadura; as ameaças do regime e as denúncias contra a alegada “princesa da PIDE”; os bastidores da prisão de Alain Oulman; as pontes com a célula clandestina do PCP para os espectáculos e a revolução antes da revolução. São estes os temas principais da investigação inédita intitulada “Amália. Ditadura e Revolução. A História Secreta.” da autoria do jornalista Miguel Carvalho.

“Amália Rodrigues foi uma das primeiras vítimas de fake news e da desinformação do pós-revolução. E, como sabem aqueles que com ela lidaram de perto, nunca se libertou desse desgosto.(…).

Um enorme caudal de entrevistas, fontes, documentos e geografias permitiram-me, nesta investigação, aproximar a lupa sobre a mulher que cantou o seu povo pelo mundo, consciente da independência do seu coração, do seu livre pensamento e dos gestos clandestinos que, em vez de a divinizarem, antes revelam as costuras do seu ser e a sua profunda humanidade, em circunstâncias difíceis.(…).

Não há uma Amália a preto e branco, uma Amália de trincheira.

Amália não é pertença de nenhuma capelinha, de nenhum regime.

Amália não obedece a qualquer moldura onde a queiram meter.

Perceber isso, a sua relação íntima com o povo, é a maior homenagem que lhe podemos fazer.”

Links:

Organização:

Abril no Feminino

Logo Abril no Feminino
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
Ícone feminista.pt