Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

🎥🌆 Documentário sobre os movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa.

Por Left Hand Rotation, em colaboração com Stop Despejos e Habita!

vimeo.com/357310878

Ama-San | Cláudia Varejão

Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o haliote às rochas do fundo do Oceano Pacifico e finalmente subir para respirar outra vez. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San, literalmente, mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas.

As Ama-San conquistaram o estatuto de colectoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina. Este filme acompanha o quotidiano de 3 mulheres de idades distintas que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se anticipa em extinção. A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos.

Sessão com a presença da Realizadora.

Data: 20 Fevereiro 2020 
Local: Centro Cívico Edmundo Pedro (R. Conde de Arnoso 5B, Lisboa) 
Horário: 21h00 
Entrada livre 
Parceria: Junta de Freguesia de Alvalade - Lisboa

O ciclo "As Mulheres e os Outros" é uma visão do Alvalade CineClube sobre o género feminino. Com mulheres incríveis e sobre a mulher enquanto ideia, realidade e inspiração, o ciclo apresenta tanto o olhar de realizadoras incontornáveis como a representação de personagens mais femininas que nunca. Notas especiais para as vampiras de Ana Amirpour, para as memórias estranhas de Laura Millan e para a homenagem a Agnes Varda.

Público: Maiores de 12
Género: Documentário
Cor
Duração: 112 minutos
Legendas: Português
Ano: 2016

Ficha Técnica
Realização e Argumento: Cláudia Varejão
Actores: Matsumi Koiso, Mayumi Mitsuhashi, Masumi Shibahara

Links:

Organização:

Alvalade CineClube

Logo Alvalade CineClube
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt