💬 AFL | Mulheres à Conversa - 3ª sessão
- Datas:
- Qua., 22 JANEIRO 2020 19:00-21:30h
Existe a crítica de que as mulheres falam demais e não dizem nada, mas nós na AFL achamos que nós mulheres falamos de menos e temos muito (muito) para dizer – falamos pouco sobre as nossas frustrações, sobre as nossas dúvidas, sobre os nossos traumas e confiamos muito pouco em nós mesmas e umas nas outras. Crescemos numa sociedade na qual a palavra masculina tem mais valor, é mais racional, é digna de discussão pública, enquanto que as nossas preocupações, ideias, e sentimentos são consideradas coisas sentimentais reservadas ao espaço privado. O isolamento individual, o sentimento de vergonha, o medo de sermos ridículas, impede-nos de criar consciência feminista e de ver que o “pessoal é político”.
Os encontros “Mulheres à conversa”, pretendem retomar a prática dos encontros de consciencialização entre as mulheres das décadas de 60 e 70, que foram essenciais para a construção do movimento feminista. Em cada encontro falaremos sobre um tópico previamente acordado entre todas e partilharemos experiências e visões pessoais sobre o assunto. Estes encontros não são nem sessões de acompanhamento terapêutico, nem de debate teórico, embora ambos possam ocorrer. São encontros de partilha pessoal entre todas com o objetivo de criamos laços fortes de sororidade e de apoio, e de darmos uma interpretação política e feminista às nossas experiências da vida quotidiana. Não há exigências nem expectativas prévias a cada encontro, pois o importante é libertar a palavra, partilhar as nossas vidas, ajudarmo-nos mutuamente, criarmos um grupo.
EVENTO NÃO-MISTO.
22/01- Terceira Sessão
Nesta terceira sessão, iremos falar sobre a relação entre mulheres, sobre como nos vemos umas as outras e como isso afeta a forma em que construimos as nossas relações, tanto a nível mais pessoal como colectivo.
Em sessões anteriores ficaram definidos alguns dos grandes temas que gostaríamos de abordar em sessões futuras:
- Sexualidade e Afetos;
- A família e as relações pessoais;
- O mercado laboral, o espaço público e político;
- A(s) violência(s);
- Papéis de género;
- A relação connosco próprias;
- O racismo, os preconceitos, as identidades.
Esta sessão será na Casa Mocambo, Rua do Vale de Santo António 122A.
A entrada é livre, mas aceitam-se donativos —apoio para material— e agradece-se o consumo no espaço.