Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

ūüí¨ AFL- Mulheres √† Conversa // 2¬ļ sess√£o

Existe a cr√≠tica de que as mulheres falam demais e n√£o dizem nada, mas n√≥s na AFL achamos que n√≥s mulheres falamos de menos e temos muito (muito) para dizer ‚Äď falamos pouco sobre as nossas frustra√ß√Ķes, sobre as nossas d√ļvidas, sobre os nossos traumas e confiamos muito pouco em n√≥s mesmas e umas nas outras. Crescemos numa sociedade na qual a palavra masculina tem mais valor, √© mais racional, √© digna de discuss√£o p√ļblica, enquanto que as nossas preocupa√ß√Ķes, ideias, e sentimentos s√£o consideradas coisas sentimentais reservadas ao espa√ßo privado. O isolamento individual, o sentimento de vergonha, o medo de sermos rid√≠culas, impede-nos de criar consci√™ncia feminista e de ver que o ‚Äúpessoal √© pol√≠tico‚ÄĚ.

Os encontros ‚ÄúMulheres √† conversa‚ÄĚ, pretendem retomar a pr√°tica dos encontros de consciencializa√ß√£o entre as mulheres das d√©cadas de 60 e 70, que foram essenciais para a constru√ß√£o do movimento feminista. Em cada encontro falaremos sobre um t√≥pico previamente acordado entre todas e partilharemos experi√™ncias e vis√Ķes pessoais sobre o assunto. Estes encontros n√£o s√£o nem sess√Ķes de acompanhamento terap√™utico, nem de debate te√≥rico, embora ambos possam ocorrer. S√£o encontros de partilha pessoal entre todas com o objetivo de criamos la√ßos fortes de sororidade e de apoio, e de darmos uma interpreta√ß√£o pol√≠tica e feminista √†s nossas experi√™ncias da vida quotidiana. N√£o h√° exig√™ncias nem expectativas pr√©vias a cada encontro, pois o importante √© libertar a palavra, partilhar as nossas vidas, ajudarmo-nos mutuamente, criarmos um grupo.

EVENTO NÃO-MISTO.

9/12- Segunda Sess√£o
Nesta segunda sess√£o, iremos falar sobre o que procuram as mulheres no feminismo e nos grupos de mulheres, o que as motiva e tamb√©m eventualmente o que as afasta. Vamos falar sobre o nosso percurso e expectativas pessoais quanto ao movimento feminista. Na sess√£o anterior ficaram definidos alguns dos grandes temas que gostar√≠amos de abordar em sess√Ķes futuras:

-Sexualidade e Afetos;
- Relação entre mulheres;
- A fam√≠lia e as rela√ß√Ķes pessoais;
- O mercado laboral, o espa√ßo p√ļblico e pol√≠tico;
- A(s) Violência(s);
- Papéis de género;
- A relação connosco próprias;
- O racismo, os preconceitos, as identidades;

No GAIA (recicleta GAIA)- Alfama (perto do Museu do Fado)
(A entrada é livre mas aceitam-se donativos -apoio para material e para o espaço)

Links:

Organização:

Assembleia Feminista Lisboa

Logo Assembleia Feminista Lisboa
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt