🏠 Lisboa | A minha casa, a minha luta: rumo ao 8M
Programa: 💜✊ Greve Feminista Internacional 2020
- Datas:
- Qui., 5 MARÇO 2020 20:00-23:00h
Chamam-nos donas do lar mas não somos donas das nossas casas, temos que lutar por elas e pelas nossas vidas quotidianamente.
Nesta conversa com rumo ao 8M juntamos activistas do movimento feminista e do movimento de luta pela habitação para discutir de que forma podemos responder às multiplas opressões e encontrar soluções para uma vida mais digna. Queremos que esta seja uma luta interseccional que junte vários movimentos sociais e que juntas lutemos pelo direito de ter uma casa e fazer dela um espaço seguro.
Somos as que sofremos mais com a desigualdade salarial, e a desigualdade no trabalho doméstico e dos cuidados. Somos as pobres, as racializadas, as ciganas, as descriminadas que habitamos os bairros sociais. Somos as mães sozinhas e as filhas cuidadoras, somos as que fugimos da violência e agressões de um companheiro intimo, somos as que estamos vivas para contar a nossa história e lutar pelas nossas vidas.
O lar nem sempre é um espaço acolhedor e seguro e as nossas casas não são apenas quatro paredes de tijolo e tecto. Somos nós mulheres nos nossos papéis de mães, líderes da comunidade e trabalhadoras que criamos o lar no dia-a-dia, seja num apartamento de habitação social, numa barraca ou num bairro do centro histórico. Construimos o nosso lugar na casa e fora dela vivendo numa dinâmica de relações de poder e subordinação do género, lutamos e fazemos da resistência uma práctica quotidiana.
Somos nós as que reunimos esforços para garantir o direito à habitação: ocupamos casas que estão há anos vazias, mobilizamo-nos nos bairros para procurar melhores condições de habitabilidade, organizamo-nos para parar despejos, mobilizamo-nos para exigir mudanças reais!