✊🙅♀️ 9ª Marcha do Porto Contra a Violência Doméstica e de Género
- Datas:
- Sáb., 7 DEZEMBRO 2019 15:00-18:00h
Percurso da 9ª Marcha do Porto Contra a Violência Doméstica e de Género:
- Praça da República
- Rua Mártires da Liberdade
- Rua dos Bragas
- Cedofeita
- Praça Carlos Alberto
- Praça de Parada Leitão
- Jardim da Cordoaria
- Largo Amor de Perdição
Comissão Organizadora:
A 9ª Marcha Contra a Violência Doméstica e de Género terá início às 15h na Praça da República, no Porto, e terminará no Largo Amor de Perdição, na Cordoaria. (junto à instalação da UMAR, de homenagem às Mulheres Assassinadas em 2019).
A 9ª Marcha Contra a Violência Doméstica e de Género realiza-se no âmbito dos “16 Dias de Activismo contra a Violência de Género” uma campanha internacional, iniciada em 1991, que se realiza entre os dias 25 de novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e 10 de dezembro Dia Internacional dos Direitos Humanos, em mais de 140 países e que conta com o apoio da ONU. Por todo o mundo multiplicam-se iniciativas de repúdio por um fenómeno que atinge, por ano, um número muito expressivo de meninas e mulheres provocando, em muitos casos, a sua morte.
Pretendemos, com a 9 ª Marcha contra a Violência Doméstica e de Género do Porto, desafiar todos e todas a denunciar sempre que suspeitem, presenciem ou tenham conhecimento da existência de casos de violência doméstica e de género. É preciso que todos e todas exerçam a sua cidadania e enviem uma mensagem clara de censura aos agressores, manifestando indignação por todos os atos que sejam atentatórios dos Direitos Humanos e trazendo à memória coletiva as vítimas e o seu sofrimento.
O nosso objetivo é informar os cidadãos e as cidadãs de que todos e todas podemos e devemos denunciar, que a denúncia pode ser anónima e que ao tratar-se de um crime público o mesmo tem de ser investigado.
Esperamos igualmente alertar toda a população para a necessidade de se moverem esforços no sentido da diminuição dos números da Violência de Género, nomeadamente da violência doméstica, da violência sexual e do femicídio no nosso país.
A Comissão organizadora 2019:
ADDIM, APAV, APDES, ASSOCIAÇÃO PLANO i, A COLETIVA, BRASOAR, FISOOT E UMAR