4.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+
Programa: 🏳️🌈 Marchas LGBTI+ 2021
- Datas:
- Dom., 10 OUTUBRO 2021
Desde Stonewall que este é um movimento político no combate à discriminação, pelo fim da violência e da opressão. As marchas continuam a ser importantes! É por isso que a Plataforma Já Marchavas convoca pela quarta vez consecutiva a Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+, a realizar-se no dia 10 de outubro de 2021.
A data coincide com a véspera do The Coming Out Day (11 de outubro), ou seja, o dia internacional em que se assinala a saída do armário. Um dia que pretende consciencializar para a importância das pessoas se assumirem, sem medo, e serem quem realmente são, sem medo. Todas as pessoas podem e têm o direito de amarem quem quiserem, de se identificarem da forma que quiserem e serem aceites como tal. Devemos respeitar e entender que amar e amar-nos a nós própries é natural e ninguém deve esconder um sentimento e forma de ser e estar tão bonitas e únicas.
O orgulho que se assinala em junho e o orgulho com que se vai marchar em outubro, não é exatamente pela pertença à comunidade LGBTI+, mas sim pela coragem das pessoas serem o que são, num mundo que tenta fazê-las desistir todos os dias, pela pressão do ódio e do preconceito.
Marchamos para que o espírito de Stonewall não seja apagado e para que nos lembremos de quem deu a vida pela nossa liberdade. Nos últimos 22 anos, desde a primeira Marcha de Lisboa, foram várias as conquistas por uma sociedade mais igualitária e livre, mas a LGBTI+ fobia continua a matar, a discriminar e invisibilizar.
Depois de um ano e meio a vivermos em pandemia, com as pessoas LGBTI+ a serem das mais vulneráveis socialmente, exigimos uma maior atenção, apoio e políticas concretas por parte do Estado a estas pessoas mais vulneráveis da sociedade. E com a proliferação do discurso de ódio, xenófobo e racista por parte da extrema-direita, denunciamos e repudiamos a sua proliferação e banalização.
Esta luta, que é internacional e interseccional, deve continuar a dar visibilidade a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, identidade e expressão de género.
A Plataforma Já Marchavas anunciará mais tarde mais detalhes sobre a 4.ª edição da Marcha.